Alguns municípios da Serra catarinense podem registrar neve no início de novembro, segundo informa a Epagri/Ciram, que monitora as condições meteorológicas no estado. Não há registro histórico da ocorrência do fenômeno nesse mês.
De acordo com o órgão, uma massa de ar frio de origem polar, muito intensa para a época do ano, deve derrubar as temperaturas já em 31 de outubro gerando uma condição totalmente atípica nos termômetros, a considerar que estamos no auge na primavera.
A Epagri/Ciram explica, porém, que a previsibilidade de acerto dos simuladores de previsão de tempo é menor quando se tem um período tão prolongado como esse. Ou seja, quando mais perto da data, mais confiável. Portanto, é necessário acompanhar as previsões de forma diária para verificar se a possibilidade de neve irá se manter.
Previsão para a virada do mês
Nos dois últimos dias de outubro, a previsão é de que haja chuva e temporais isolados com granizo em SC. Isso porque os meteorologistas da Epagri/Ciram estão prevendo a chegada de uma frente fria ao Sul do Brasil, associada a um ciclone extratropical. A princípio, os volumes pluviométricos mais elevados tendem a impactar a região Oeste do estado.
Em seguida, nos dias 2 e 3 de novembro, um ar frio e seco deve deixar o tempo estável em toda Santa Catarina. A temperatura deve ficar próxima de 0ºC ou negativa nas áreas mais altas do Oeste e Norte, além da Serra catarinense. Essas regiões devem ter geada no amanhecer.
O frio na região de Brusque
Já no Vale do Itajaí, a expectativa aponta para o amanhecer dos primeiros dias de novembro, temperaturas mínimas em torno de 7 a 10ºC em cidades como Brusque, Guabiruba e Blumenau. Nos locais de maior altitude do Alto Vale, como Vidal Ramos, Imbuia e Ituporanga, os índices podem se aproximar de 0ºC.
**Com informações da previsão do tempo: Epagri/Ciram
Oferecimento:
Leia também:
– Brusquense mantém bosque contendo mais de 50 espécies de árvores frutíferas
– Domingo ensolarado produz espetáculo de fotos no Taquaruçu, em Brusque
O tempo na madrugada
Na sequência desta edição vamos destacar o monitoramento do tempo observado pela região brusquense durante a madrugada desta quarta-feira, 26. A tabela exposta abaixo mostra o levantamento das temperaturas mínimas pontuadas logo após o romper da aurora. (em vermelho). Saiba também onde e quanto choveu até o amanhecer (em azul).
Os dados provenientes dessa apuração correspondem a cada local descrito em anexo:
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]
Fotos dos leitores
Para finalizar, veja os belos cenários enviados pelos colaboradores do Blog do Ciro Groh, mostrando como a quarta-feira começou em cada lugar mencionado na legenda:
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK