Quase sempre abraçado pelas nuvens, o imponente e misterioso “Morro do Barão” pode ser visitado por qualquer pessoa que tenha vontade de descobri-lo. O lugar é inspirador e faz divisa entre os municípios de Botuverá e Nova Trento.
Para a caminhada e subida, apesar de ser árdua, não é necessário ser esportista nem ter conhecimentos técnicos sobre escaladas. Sendo um pouco cansativo, o trajeto é feito por trilhas na mata em aproximadamente 3 horas.
Importante destacar o suprimento alimentar necessário para o passeio, com destaque para a água potável, não pode faltar na mochila.
Seu ponto mais alto fica a uma altitude de 1.147 metros ao nível do mar. Apesar de estar localizado em uma região remota, o acesso ao topo do monte é relativamente mais fácil usando o lado de Botuverá, mais precisamente através da localidade conhecida como “Sessenta”, no bairro águas Negras.
Destaque para as misteriosas pedras esculpidas pela natureza ao longo de milhares de anos. Uma cruz está fincada sobre uma destas rochas, por sinal, uma homenagem prestada por um padre a uma pessoa que veio a falecer na década de 80 após cair do alto dos rochedos.
Acompanhe abaixo as imagens registradas do alto deste lugar.
Autoria: Ciro Groh