Veja ao final desta edição, a galeria de fotos internas
Construído na década de 1950, a data de inauguração se deu no dia 7 de março de 1959. Estamos falando do imponente salão de festas São Pedro, localizado no bairro que leva o mesmo nome, em Guabiruba.
Ao longo de sua história, o São Pedro já foi palco de muitos eventos festivos, a citar, casamentos, bailes e teatros, dentre outras atrações.
Podemos destacar o grandioso espetáculo, Paixão e Morte de um Homem Livre, que por vários anos, foi apresentado no São Pedro. Atualmente, é exibido junto ao Salão São Cristóvão, no bairro guabirubense do Aymoré.
Sua edificação já vinha sofrendo há quase 2 décadas, os impactos dos efeitos da ação do tempo. Em setembro de 2021, foi iniciado o processo de demolição.
Interdição
No ano de 2005, diante da precariedade encontrada em sua estrutura, o Corpo de Bombeiros esteve no local fazendo uma avaliação da situação. O resultado, na ocasião, apontou para a interdição definitiva.
Perante a necessidade de um novo espaço para a realização de futuros eventos festivos, a Comunidade São Pedro se mobilizou e no ano seguinte, em 2006, foram iniciadas as obras de construção de um novo salão.
O que diz o coordenador responsável
O coordenador do Conselho Pastoral da Comunidade (CPC), Norberto Cota, lamenta muito o fato de não haver outra saída, senão, a demolição, ante os riscos atuais que o salão vem apresentando à integridade física das pessoas.
Cota falou ao Blog do Ciro Groh. Confira a nota a seguir.
Nota
“Que fiquem as lindas lembranças. Queremos deixar as boas memórias vividas pelas pessoas da nossa comunidade e de tantas outras que aqui viveram momentos de muita alegria. Infelizmente, a sua remoção se tornou inevitável”.
“Em 2005 o salão São Pedro foi interditado, pois já naquela ocasião, não apresentava condições de ser utilizado devido à sua estrutura estar comprometida e que com o passar dos anos isso somente piorou”.
“Isso tem colocado em risco, a vida de quem mora aos seus arredores e até de quem passa pelas proximidades. Assim sendo e seguindo todos os procedimentos burocráticos legais, a atual direção do CPC teve que tomar uma atitude drástica para resolver esse assunto”.
“Uma situação insustentável que já existe há décadas e que agora, pessoas com coragem e determinação, semelhantes as que ajudaram a construir e manter o salão por vários anos, resolveram virar a página desse livro”.
“Falamos em virar a folha, pois, suas memórias jamais serão apagadas. Que fiquem as boas lembranças”.
Veja também:
-Casal de urubus faz ninho em galinheiro no bairro São Pedro, em Guabiruba
Galeria de fotos internas
Acompanhe a galeria de fotos internas que mostra como se encontra o Salão São Pedro antes de sua demolição:
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: 47 991517115.
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.