*Confira a bela galeria de fotos ao final desta edição
A instalação oficial do município de Guabiruba ocorreu em 10 de junho de 1962. No dia da sessão solene, foi empossado pelo juiz de direito da Comarca de Brusque, Ivo Sell, o primeiro prefeito guabirubense nomeado, Henrique Dirschnabel.
Mas ele não foi eleito pelo voto direto. O primeiro prefeito foi escolhido por líderes comunitários, constituídos através de um conselho representativo, com cidadãos de diversos segmentos da sociedade, denominado como um Conselho de Notáveis.
A escolha do primeiro comandante do Executivo aconteceu em sessão pública, realizada no prédio da empresa Kohler & Cia. (antiga marcenaria), localizada na atual rua 10 de Junho, no centro de Guabiruba.
Na ocasião, a sessão foi coordenada por Carlos Boos, que foi um dos principais articuladores da emancipação e autor da criação, sendo eleito então, o segundo prefeito do município.
Antes da emancipação, Boos foi vereador em Brusque em quatro mandatos, ocupando todos os cargos na mesa diretora do poder Legislativo. Chegou a ser presidente da casa em 1960, ano de comemoração do centenário da cidade, antes de assumir a prefeitura de Guabiruba.
Nasceu na localidade de Guabiruba Norte, quando Guabiruba ainda pertencia ao município de Brusque, no dia 13 de dezembro de 1905. Filho de Paulo Boos e Anna Boos, faleceu em 7 de março de 1977.
Leia também:
– Raça inusitada de cães vira atração na Feira de Aves e Pequenos Animais de Brusque
A imponente residência
A galeria de fotos que você confere mais adiante vem mostrar a imponente residência de dois pavimentos onde morou Carlos Boos, no bairro Aymoré, em Guabiruba. Começou a ser construída no ano de 1956 tendo as obras concluídas no ano seguinte.
Atualmente a casa se encontra em perfeito estado de conservação e nela residem três filhos de Carlos Boos. Chama atenção cada detalhe, devidamente preservado, tanto no espaço interno, quanto externo.
Inclusive uma patrola que esteve a serviço da prefeitura na década de 1960, quando Boos era prefeito, se encontra exposta junto ao jardim muito bem cuidado, ajudando a emoldurar o ambiente.
Confira a seguir o material fotográfico registrado pelo Blog do Ciro Groh, que vem mostrar de uma forma mais objetiva, como se encontra em agosto de 2022, a casa projetada por essa figura ilustre de Guabiruba.
Oferecimento:
Galeria de fotos
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK