A história do município de Nova Trento inicia muito tempo antes da chegada dos primeiros imigrantes trentino-italianos, provenientes da região norte da Itália, a partir de 1875.
(Ao final desta edição, acompanhe as belas fotos atuais de Nova Trento)
No período de 1834 e 1838, esta atual região catarinense do Vale do Rio Tijucas havia sido ocupada por norte-americanos, com a intenção de explorar a madeira abundante do local.
Uma serraria foi montada próximo ao atual centro da cidade, isso para aproveitar a correnteza do Ribeirão Alferes, Braço do Rio Tijucas-Grande.
Christóvão Bonsfield, negociante estabelecido em Nossa Senhora do Desterro, foi o grande propulsor do negócio. Porém, anos depois, foi abandonado, devido às dificuldades encontradas.
Suas propriedades passaram depois a Pedro Kohn, que na formação da colônia Nova Trento foram vendidas ao Governo Provincial.
Veja também
Confira as lindas casas antigas de Botuverá
Anos mais tarde, a partir de 1875, começam a chegar os primeiros grupos de imigrantes trentino-italianos. Eles deixaram para trás um período de crise, fome, miséria e desesperança, na qual a Europa passava.
O momento coincidiu com a vontade governamental brasileira de povoar as terras localizadas ao sul.
Aliciados pelas companhias de imigração, os imigrantes aportaram no Brasil com a promessa de encontrar rios e riachos em abundância, moradia e trabalho remunerado.
Fonte: Prefeitura de Nova Trento
Imagens da atual Nova Trento
O Blog do Ciro Groh traz aos seus leitores, uma galeria de fotos mostrando as belezas da atual Nova Trento. Confira abaixo as imagens deste pedacinho da Itália dentro do Brasil.
Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.
Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.