Rio Itajaí-Mirim em situação de absoluta normalidade. Assim podemos definir o cenário observado em Brusque, Botuverá e Vidal Ramos nesta quarta-feira, 12, depois das constantes chuvas que atingiram a região do Vale do Itajaí nesta primeira metade da semana.

brusque
Imagem mostrando tempo seco em Brusque no início da tarde desta quarta-feira/Arquivo: Ciro Groh

A propósito, os acumulados assinalados em três dias vêm surpreendendo. Alguns locais monitorados do Alto Vale do Itajaí já apresentam marcas excedendo os 130 mm e a previsão aponta mais chuva a caminho.

A tabela exposta abaixo mostra o levantamento dos índices pluviométricos conferidos, levando em conta a soma apontada em 72 horas. Os dados correspondem a cada local descrito em anexo.

Fonte: Groh Estações

Os números apresentados acima remetem uma condição de menos chuva observada na primeira parte desta semana em Brusque e Guabiruba. Já indo em direção às cidades situadas no Alto Vale, como Vidal Ramos, Presidente Nereu e Botuverá, os volumes aumentam de forma representativa.

Essa precipitação mais significativa que está sendo verificada na região das cabeceiras do Itajaí-Mirim, fez o nível do rio atingir um pico de 3,11 metros na tarde de segunda-feira, 10, em Vidal Ramos.

Já a última medição, feita no mesmo local às 13h desta quarta-feira, aponta a marca de 2,25 metros. Abaixo temos as últimas aferições realizadas pela Agência Nacional de Águas (ANA), que tem suas réguas de medição instaladas no bairro Salseiro, em Vidal Ramos.

Fonte: ANA

Rio Itajaí-Mirim em Brusque

Brusque com 2,58 metros, tendo seu nível baixando. Índice do Itajaí-Mirim assinalado por volta do meio-dia desta quarta-feira, igualmente remetendo uma condição de tranquilidade, a exemplo de Vidal Ramos e Botuverá.

brusque
Nível medido em Brusque por volta do meio-dia desta quarta-feira/Arquivo: Ciro Groh

Volta da chuva

Após uma trégua, a chuva deve voltar à região de Brusque ainda nesta quarta-feira, aponta a Climaterra. Portanto, quem planeja alguma atividade ao ar livre, que aproveite então, o tempo ainda seco de parte desta tarde. À medida que vai chegando a noite, as instabilidades tendem a se intensificar, prevê o órgão.

brusque
Princípio de tarde desta quarta-feira em Brusque/Arquivo: Ciro Groh

No encerramento desta edição, você pode acompanhar logo após o anúncio da Unifebe, uma seleção de imagens mostrando a situação do Itajaí-Mirim em Brusque nesta quarta-feira, bem como, cenários ilustrando o tempo no município. Veja na galeria exposta mais abaixo.

Oferecimento:

https://www.unifebe.edu.br/site/

Leia também:
Feriado: Quais as chances do sol aparecer nesta quarta-feira em Brusque


Galeria de fotos

 


• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]

 

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK