O Itajaí-Mirim trouxe preocupação à população de Brusque durante o decorrer desta semana, diante dos altos volumes de chuva registrados, fazendo o rio sair da calha em alguns pontos da avenida Beira Rio, na região central da cidade.
Diante disso, muitas pessoas procuraram obter informações junto ao Blog do Ciro Groh, ansiosas em saber da situação, visto que, o cenário sugeria a iminente possibilidade de uma enchente.
Com toda a prudência, que é a marca registrada da nossa coluna, procuramos sempre contribuir atendendo a todos, levando as informações corretas dentro do que estava ao nosso alcance, jamais interferindo no excelente trabalho da Defesa Civil.
Uma das ferramentas usadas de fundamental importância nesse processo de monitoramento têm a ver com a rede Groh Estações, que dispõe de equipamentos instalados também na região onde se concentram as principais nascentes do Itajaí-Mirim, em Vidal Ramos e Presidente Nereu.
Diante desse recurso, os dados pluviométricos que vinham do Alto Vale e que então estavam sendo atualizados em tempo real, traziam uma condição de tranquilidade, ante os baixos acumulados de chuva observados. Somado a isso, as fotos enviadas pelos moradores locais também ajudavam a mostrar a situação de normalidade em Vidal Ramos.
Para ilustrar de forma mais objetiva a narrativa exposta acima, vamos exibir a seguir os índices de precipitação desse evento climático extremo, medidos em seis dias por toda a região brusquense. Os dados são correspondentes à soma do período entre entre o sábado, 26, e a quinta-feira, 1.
O referido levantamento explica de forma contundente, a razão pela qual o município de Brusque não veio a sofrer com os impactos de uma enchente de grandes proporções. Os volumes bem mais baixos pontuados em 144 horas em Vidal Ramos e Presidente Nereu foram determinantes:
Chuva apenas da quinta-feira
Como já foi abordado acima, a semana trouxe marcas pluviométricas extraordinárias à cidade de Brusque, com destaque para a quinta-feira. Só nesse dia, o acumulado resultante de 11 horas em alguns bairros praticamente igualou a média histórica do mês, que em anos anteriores costuma ficar entre 150 a 170mm nos 31 dias de dezembro.
Os quatro maiores acumulados pontuaram 159,0mm no Campus da Unifebe, situado no bairro Santa Terezinha, 134,6mm no Limeira Alta e 127,3mm no Centro e 123,4mm no Santa Luzia.
Novamente choveu pouco no Alto Vale do Itajaí. Os índices ficaram abaixo de 5mm em Vidal Ramos e Presidente Nereu. Essa condição veio contribuir no escoamento da água que descia até Brusque. Acompanhe a apuração referente à quinta-feira:
Oferecimento:
Leia também:
1.Bairro de Brusque registra em poucas horas a precipitação esperada para o mês de dezembro inteiro
2.Cenas impressionantes mostram cachoeira em Brusque depois do temporal
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK