guabiruba
Registro feito em novembro de 2021 na residência do Sr. Angelin/Arquivo: Ciro Groh

Faleceu às 15h30 dessa segunda-feira, 13, aos 99 anos de idade, o guabirubense Angelin Carminatti, morador do bairro São Pedro desde 10 de abril de 1922, data de seu nascimento.

Angelin era atualmente o morador mais velho de Guabiruba e foi um exemplo de pai para os seus 10 filhos, sendo seis mulheres e quatro homens, 2 deles já falecidos, que lhe trouxeram 22 netos e 13 bisnetos.

O corpo está sendo velado na capela São Pedro com sepultamento marcado para às 16h desta terça-feira, 14, no cemitério São Pedro.

Veja também:

– Brusquense mantém antiquário com mais de 5 mil peças antigas

Saúde e lembranças de Guabiruba

guabiruba
Entrevista do Sr. Angelin concedida ao Blog do Ciro Groh em Novembro de 2021/Arquivo: Ciro Groh

O Sr. Carminatti sempre foi um talentoso contador de histórias, um verdadeiro arquivo vivo de Guabiruba. Nós, do Blog do Ciro Groh, testemunhamos isso há cerca de 1 mês, por ocasião da entrevista concedida por ele à nossa coluna, em novembro de 2021.

Em seus relatos, Angelin lembrava os tempos difíceis vividos em Guabiruba por essa família de 8 irmãos em épocas remotas, já outras, traziam momentos alegres e descontraídos.

Na conversa, quando indagado sobre o segredo de sua longevidade, Angelin então se mostrava firme na resposta: “o meu remédio é a minha cachacinha de quase todos os dias, uma vitamina, ingerida num pequeno gole, apenas para não enferrujar por dentro”, brincava sorridente.

guabiruba
Momento de descontração, em novembro de 2021/Arquivo: Ciro Groh

O que lhe causava maior tristeza era o fato de não poder mais trabalhar na roça: “cem anos passaram num piscar de olhos. Lembro da nossa criação de gado, foram tantos bezerros que vi nascer ao longo de minha vida, sem falar da farta produção de mel de cana”, contava emocionado.

guabiruba
Momento único/Arquivo: Ciro Groh

Nos seus últimos dias de vida, o Sr. Angelin ainda conseguia caminhar pelo entorno de sua propriedade: “cada passo que dou é um filme diferente na minha mente diante de tantas lembranças. Esse lugar me traz muitas recordações prazerosas”, dizia à nossa coluna.

Nessa entrevista, foram muitas outras histórias contadas ao Blog do Ciro Groh pelo Sr. Angelin Carminatti. Impossível trazer todas em uma só matéria.

Homenagem

guabiruba
Novembro de 2021/Arquivo: Ciro Groh

Nascemos anônimos para construir nosso legado. Devemos fazer de nossas vidas uma bela história e fazer nosso tempo valer a pena para que mesmo na morte, sejamos lembrados.

E você Sr. Angelin, será eternizado por ações memoráveis e atitudes épicas e por construir um legado inesquecível nesses quase cem anos de vida. O Blog do Ciro Groh agradece sua passagem por aqui.

Fotos

Rancho que o Sr. Angelin tanto frequentava na execução de seus trabalhos/Arquivo: Ciro Groh
Novembro de 2021/Arquivo: Ciro Groh
Novembro de 2021/Arquivo: Ciro Groh
Novembro de 2021/Arquivo: Ciro Groh
Novembro de 2021/Arquivo: Ciro Groh
Novembro de 2021/Arquivo: Ciro Groh

*Acompanhe aqui a matéria completa da entrevista do Sr. Angelin publicada em novembro 


• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: 47 991517115.

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.