Informação extraída da página do facebook da Prefeitura de Vidal Ramos:

A falta de chuva preocupa Vidal Ramos. O prefeito Odilmar de Souza decretou situação de emergência nesta segunda-feira, 06.

A estiagem afeta principalmente a agricultura. Lavouras de milho, fumo e a produção de gado são as mais prejudicadas. De acordo com o prefeito, o caminhão pipa está sendo usado para abastecer algumas propriedades. Há relatos de falta de água até para consumo humano.

As comunidades de Santa Luiza, Molungu e Baixo Molungu, comunidades mais próximas do Centro, registram os casos mais graves. Mas a escassez de água afeta o município todo.
Odilmar de Souza afirma que a Casan está em alerta.

Essa foto retrata o problema atual de um dos principais rios da cidade:



Esta seca já vem de longa data

Não é de hoje que venho observando este déficit pluviométrico no Alto Vale, em especial, na região das cabeceiras do Itajaí Mirim.

Abaixo trago estas imagens registradas no dia 25 de agosto de 2019, junto à localidade de Salseiro, em Vidal Ramos. Na ocasião inclusive, fiz uma matéria (os detalhes você confere clicando aqui) falando sobre este tema.

Registro feito em 25/08/2019/Foto: Ciro Groh
Registro feito em 25/08/2019/Foto: Ciro Groh

E 2020 segue seco nestes 6 primeiros dias do ano em Vidal Ramos. Minhas 2 estações meteorológicas que estão fixadas bem próximo das nascentes do rio registraram entre 1º e 6 de janeiro, apenas 3,9 mm de precipitação, ou seja, quase nada.