Uma gigantesca explosão atingiu a região portuária de Beirute nesta terça-feira, 4. A causa é ainda desconhecida e o número de mortos e feridos é indeterminado. Houve muitos estragos na capital do Líbano.
Imagens publicadas em redes sociais mostram uma grande coluna de fumaça sobre a cidade e uma enorme onda de choque pelo deslocamento do ar na explosão.
BREAKING:
Massive explosion rocks #Beirut, cause unknownMORE: https://t.co/k001zUvFum pic.twitter.com/VS9yh5InCl
— RT (@RT_com) August 4, 2020
Governador de Beirute compara o desastre de hoje ao que aconteceu em Hiroshima e Nagasaki. Diz que não sabe como o país vai superar a tragédia. E chora.
محافظ بيروت باكيا: ما حصل في الانفجار أشبه بكارثة هيروشيما في اليابان#شاهد_سكاي pic.twitter.com/SbF38qrgda
— سكاي نيوز عربية (@skynewsarabia) August 4, 2020
Os vídeos mostram um cogumelo no momento da explosão e anéis no ar, como se vê em detonações nucleares.
A Metsul Meteorologia explica que, quando uma arma nuclear ou uma grande quantidade de explosivo convencional é detonada em ar suficientemente úmido, a onda de choque causa uma rarefação (redução da densidade) do ar ao redor da explosão. Forma-se o que se chama de nuvem Wilson.
Essa rarefação resulta em um resfriamento temporário dessa parcela do ar, o que causa uma condensação de parte do vapor de água nele contido. Quando a pressão e a temperatura retornam ao normal, a nuvem Wilson se dissipa.
Ainda de acordo com a Metsul, a forma da onda de choque é influenciada pela variação da velocidade do som, altitude, a temperatura e umidade de diferentes camadas atmosféricas. Anéis de condensação cerca de ou acima da bola de fogo são uma característica habitualmente observada, como se viu em Beirute.
Apocalypse in #Beirut complete destruction #beirutexplosion #beirutblast #انفجار_بيروت pic.twitter.com/mzExIq2N6u
— Shada Omar شدا عمر (@Shadaomar) August 4, 2020
Há relatos que as janelas no Chipre, a 250 quilômetros de distância, sacudiram com a explosão em Beirute.
Acompanhe abaixo, a sequência de explosões que sacudiram a Capital do Líbano: