Foto: Ciro Groh

Muitas pessoas já se depararam nas redes sociais com um assunto muito comentado: o estranho barulho vindo do céu, sem origem aparente. O som já foi ouvido em vários lugares do mundo e alimentou diversas teorias da conspiração e, em tempos de covid-19, tem até gente falando em fim do mundo. Porém, calma. Tem explicação!

É verdade que o tal barulho tem relação indireta com a pandemia de coronavírus, mas o mundo (ainda) não vai acabar – ao menos não por causa desse ruído estranho.

Bruna Ignaczuk, professora pós-graduada em física, explica a questão:

“O som ocorre quando gases entram em contato com mudança de pressão atmosférica. Como acontece quando o ar sai de uma bexiga cheia ou de uma panela de pressão”.

Para a especialista, o fato pode ter ligação indireta com a pandemia de coronavírus – afinal, com a quarentena, os índices de poluição têm diminuído.

“Pode ser que com menos funcionamento da indústria, uma quantidade menor de poluição na atmosfera influenciou a movimentação dos gases”, avalia.

A quarentena, consequência das medidas de isolamento social, apesar dos impactos na economia, tem conseguido diminuir os índices de poluição em diversos locais do planeta.

Fonte: Luiz Prisco/site de notícias Metrópoles/Portal Bhaz