Tornou-se costume em várias culturas montar um presépio quando é chegada a época de Natal. Variam em tamanho. Alguns em miniatura, outros em tamanho real.
O primeiro presépio do mundo teria sido montado em argila por São Francisco de Assis em 1223. Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o monge o fez na floresta de Greccio, na Itália.
Mandou então transportar uma manjedoura, um boi e um burro, para melhor explicar o Natal às pessoas comuns. Camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus.
Hoje, ali existe um altar de época moderna e um afresco. A pintura representa, em duas cenas, o Presépio de Greccio e a Natividade de Belém:
Veja também
-Igrejas de Brusque capricham na decoração de presépios
Também em nossas comunidades atuais, é uma tradição de longa data, a montagem dos presépios por ocasião desta data festiva para os cristãos.
Resgatar os símbolos mais autênticos do Natal é também um dos objetivos da Paróquia Bom Pastor, localizada no alto da colina, no Centro de Brusque.
A comunidade luterana caprichou na montagem de seu presépio. Fomos, pois, lá conferir esse belo trabalho feito com esmero. Parabéns aos idealizadores!
O presépio da Igreja Luterana de Brusque
Receba individualmente cada nova matéria do Blog do Ciro Groh.
É só salvar em sua lista o número, 47 99151-7115 e retornar com um ok.