Imagem registrada nesta manhã de domingo em Brusque. Estiagem faz o rio Itajaí-Mirim virar um córrego/Foto: Ciro Groh

Os primeiros 15 dias deste março de 2020 foram extremamente secos em Brusque. Até este domingo, 15, praticamente não houve registro de chuva, exceto fraca e mal distribuída registrada logo no início do mês.

Abaixo estão os dados obtidos pela minha estação instalada no Rio Branco. Podemos observar que neste bairro, o acumulado de precipitação soma até o momento apenas 6,3 mm. Em anexo estão inseridas também, as temperaturas mínimas e máximas diárias:

Fonte: Ciro Groh

Situação não menos preocupante na região das nascentes do rio Itajaí-Mirim, que ficam localizadas na Fazenda Rio Bonito em Vidal Ramos:

Fonte: Ciro Groh

Este cenário de estiagem não se resume apenas a esta primeira quinzena do mês, visto que fevereiro já apresentava escassez de chuva na região.

Os últimos registros volumosos de precipitação foram medidos em 09/02/2020, quando na ocasião, choveu em média 50 mm no município.

Desde 2012 pelo menos, que os brusquenses não tem um março tão seco. A atual estiagem reduziu o nível do rio Itajaí-Mirim para apenas 75 cm, medição esta feita pela Agência Nacional de Águas (ANA), na manhã deste domingo.

Vale observar que o nível para ser considerado dentro do normal deve ficar entre 100 a 120 cm.

Situação atual do Itajaí-Mirim/Foto: Ciro Groh

Sem perspectiva de chuva volumosa

De acordo com a meteorologista Tatiane Martins, do AlertaBlu, até o final de março não há perspectiva de chuva com volumes representativos, que possam pôr fim a estiagem no Vale do Itajaí.

“Os modelos estão apresentando precipitação entre a terça e a quarta-feira, 18, porém, os acumulados esperados devem ser insuficientes para reverter o atual cenário de estiagem”, conclui Tatiane.