O sábado dos brusquenses começou com tempo seco e ensolarado, como podemos observar na imagem registrada no início da manhã/Foto: Ciro Groh

As chuvas mal distribuídas e escassas registradas em Brusque na primeira semana de março de 2020, reduziram de forma drástica a vazão d’água do rio Itajaí-Mirim.

O volume médio de precipitação medido no município nestes 7 dias iniciais do mês está em 10,2 mm. Já nas cabeceiras do Itajaí-Mirim, em Vidal Ramos, praticamente não choveu neste período.

Cuva registrada nestes 7 primeiros dias de março de 2020 por toda a região de Brusque. Volumes pífios no entorno das cabeceiras do rio Itajaí-Mirim, em Vidal Ramos/Fonte: Ciro Groh

Próximos dias sem chuva no Vale

De acordo com a meteorologista Tatiane Martins, do AlertaBlu, os indicativos indicam pouca a quase nada de chuva para a região de Brusque até pelo menos a próxima quarta-feira, 11, devido à atuação de uma massa de ar seco que atua em Santa Catarina.

Com a manutenção do tempo seco, a situação do nível dos rios que cortam a região deve se agravar ainda mais, observa Weber.

Acompanhe abaixo imagens capturadas na manhã deste sábado, 07, em Brusque. Podemos observar o déficit pluviométrico dos últimos dias refletido no nível do Itajaí-Mirim:

Foto: Ciro Groh
Foto: Ciro Groh
Foto: Ciro Groh
Foto: Ciro Groh