Depois de um começo de maio com transtornos em SC, causados pela chuva excessiva dos quatro primeiros dias do mês, o Blog do Ciro Groh foi buscar saber como fica a projeção do tempo, em especial, para a região de Brusque.
Para tanto, contactamos o engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, que falou à nossa coluna. Confira os detalhes do boletim emitido pelo especialista logo após a foto.
Boletim da projeção
“Pouca a quase nada de chuva prevista para a região de Brusque nos próximos quatro a cinco dias. Talvez, alguma precipitação fraca e passageira não está descartada na próxima semana, mas nada representativo”.
“A projeção atual está apontando, a princípio, volumes mais consistentes no Vale do Itajaí entre 13 a 15 de maio, quando da passagem de uma frente fria mais organizada por SC, mas nada comparado ao último evento chuvoso que tivemos”.
“Após esse episódio de chuva, tem perspectiva da entrada de um frio mais forte para vocês, brusquenses e moradores das cidades do entorno, isso, lá por 16/17 de maio em diante, a confirmar”.
“Quero destacar o seguinte: os prognósticos do tempo sugeridos para o decorrer de maio se referem a uma expectativa. É o que os modelos de projeção estão apontando hoje. Mas, isso requer um acompanhamento diário”.
Veja também
– Saiba onde mais choveu pela região de Brusque neste começo de maio
– Serra catarinense começa a sexta-feira pintada com a cor da geada
Projeção para este sábado
Indagado sobre o que podemos esperar da projeção para Brusque e região neste sábado, 7, Coutinho espera um dia de tempo seco, apenas com variação de nuvens, favorecendo aquelas atividades ao ar livre em geral.
Já as temperaturas seguem num padrão de outono, sem aquecimento significativo à tarde por entre as cidades do Vale do Itajaí. A expectativa aponta algo em torno de 24 a 26ºC, conclui o especialista.
*Com informações da previsão do tempo: Ronaldo Coutinho/Climaterra
O tempo na madrugada
Vamos prosseguir com a edição deste sábado, trazendo agora, as informações relacionadas exclusivamente à madrugada que passou no que diz respeito às temperaturas mínimas assinaladas na região.
A tabela exposta abaixo vem mostrar o levantamento desses índices, apontados pelos termômetros (em vermelho), correspondentes a cada local descrito em anexo. Não houve registro de chuva até o amanhecer (em azul).
Fotos dos leitores
Vamos finalizar trazendo as belas imagens enviadas pelos colaboradores da nossa coluna, mostrando como o sábado começou em cada lugar mencionado na legenda.
Oferecimento:
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK