Estiagem em Brusque
Situação do rio Itajaí-Mirim neste mês de outubro/Foto: Ciro Groh

A estiagem continua em Brusque. Durante o período do inverno a chuva até chegou a retornar ao município dando uma ideia que a seca tinha acabado.

No entanto, aos poucos em setembro e agora em outubro, a chuva voltou a ficar escassa e mal distribuída. Rapidamente o nível do rio Itajaí-Mirim baixou ficando com seu nível à míngua.

Leia também:

-Quinta-feira pode terminar com chuva em Brusque

De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, as informações meteorológicas de médio e longo prazo não são favoráveis. “Em primeiro lugar estamos sob influência do La Niña, que, para Santa Catarina traz diminuição dos volumes de chuva”, explica Puchalski.

Confira na íntegra a nota publicada por este profissional:

Estiagem continua no verão

As informações meteorológicas de médio e longo prazo não são favoráveis. Entre esse final de outubro e início de novembro até teremos alguma chuva.

Porém, novamente ela ocorre mal distribuída e com volumes baixos na maior parte das cidades. Nada que resolva muita coisa.

O mapa abaixo mostra uma estimativa do volume de precipitação nos próximos dias. Vejam que só o Extremo Nordeste de SC, parte da divisa com o PR, tem algo um pouco melhor. Na maior parte das regiões volumes baixos:

Chuva (mm) prevista até dia 7 nov/Foto: CMC/Metsul/Via Leandro Puchalski

Encontro de meteorologistas

Na última terça-feira, 27, tivemos mais uma reunião do Fórum Climático Catarinense para elaborar a previsão climática dos próximos três meses, ou seja, primavera e início de verão (Jan/2021).

As informações não são boas. Em primeiro lugar estamos sob influência do La Niña que para Santa Catarina traz diminuição dos volumes de chuva.

Além disso, em anos com essa influência ainda temos madrugadas frias até o final do ano. A previsão é que o La NIña siga ativo – moderado a forte – até o fim do próximo verão. Condição que não é boa já que a maior influência dele é justamente final de primavera e início de verão.

A chuva deverá ter volumes abaixo do que é o padrão para cada um dos próximos três meses, mas especialmente durante novembro já que algumas regiões de SC poderão ter volumes bem abaixo do normal.

Só salientamos que no Litoral, incluindo a região do Vale do Itajaí, apesar de ter previsão de chuva abaixo do normal, a chuva no trimestre deverá aparecer um pouco mais.

Em relação à temperatura, a previsão é que ela fique acima do padrão, ou seja, uma primavera/início de verão mais quente.

Só chamamos atenção que a previsão de menos chuva vem pelos dias de ar bem seco, ou seja, de noites com poucas nuvens.

Sendo assim, madrugada/início de manhãs com frio ainda fazem parte da previsão até o final do ano. Na Serra, alguns episódios de geada ainda deverão ocorrer. 

Com informações de Leandro Puchalski/meteorologista

Curta a página do Ciro Groh no facebook: https://bit.ly/33ttONj