“Chove chuva, chove sem parar”. Para os brusquenses e demais moradores do Vale do Itajaí, pode-se considerar que a canção de Jorge Ben Jor tenha sido uma espécie de hit nos últimos dias. O sol não aparece forte sobre a região desde o domingo, 9, e o tempo chuvoso e mais ameno trouxe até a lembrança do inverno nesta semana, isso, em pleno outubro.
E quem já está ansioso, esperando pelo retorno daqueles cenários ensolarados, não há projeção que indique uma sequência excedendo dois dias sem ter registro de chuva até pelo menos o dia 20 de outubro. O predomínio maior nesse período tende a continuar sendo das nuvens.
Quem vem falar a respeito dessa expectativa acima resumida é a meteorologista do AlertaBlu, Tatiane Martins, que falou ao Blog do Ciro Groh. Confira os detalhes do boletim emitido logo após a foto exposta a seguir.
Pouco sol
“Sol pra valer, vai demorar. Não há, por enquanto, projeção que aponte uma sequência maior de tempo seco para o Vale do Itajaí, que exceda dois dias até 20 de outubro. A expectativa está mostrando uma condição maior de instabilidade sobre a região”.
“Já nos últimos dez dias do mês, indicativos atuais estão apontando menos chuva e um relativo aquecimento nos termômetros, o que sugere maior presença do sol. Mas isso ainda requer um acompanhamento mais detalhado, de acordo com as atualizações dos simuladores”.
“A curto prazo, segue a possibilidade de chuva volumosa entre esta quinta e a sexta-feira, intercalando com alguns períodos de melhoria em que curtas aberturas de sol fazem parte da previsão”.
“Para o fim de semana, as nuvens mais carregadas se afastam do Vale, porém, entra a umidade do mar trazendo nebulosidade e sol apenas por entre aberturas. Há potencial para gerar garoa ou chuva fraca isolada, tanto no sábado, quanto no domingo”.
*Com informações da previsão do tempo: Tatiane Martins/AlertaBlu
Oferecimento:
Leia também:
– Chuva faz fluxo de água do rio Itajaí-Mirim aumentar no entorno de suas nscentes
O tempo na madrugada
Dando prosseguimento à edição desta quinta-feira, vamos continuar falando do tempo, agora, destacando os volumes de chuva conferidos por toda a região brusquense, tendo como fonte, a rede Groh Estações.
As tabelas expostas abaixo mostram dois levantamentos. Uma das apurações apresenta o total pluviométrico aferido entre o domingo à noite e o começo da manhã desta quinta-feira. Já a outra, ilustra apenas a soma parcial aferida na madrugada e amanhecer de hoje.
Os dados apontados correspondem a cada local descrito em anexo:
*Soma de domingo a quinta-feira
*Madrugada até o amanhecer/quinta-feira
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]
Fotos dos leitores
Como é de praxe, ao final de cada matéria você pode acompanhar as belas fotos enviadas pelos colaboradores da coluna. As imagens mostram como esta quinta-feira começou em cada lugar mencionado na legenda:
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK