Depois de uma trégua no calor na primeira parte desta semana, os brusquenses voltaram a sentir os impactos severos do verão, isso, às vésperas do outono em plena reta final de março.
Isso porque as temperaturas em Brusque nesta sexta-feira, 18, superaram a casa dos 35ºC nos termômetros diante de uma forte sensação de abafamento, que chegou a bater os 50ºC.
Os bairros Souza Cruz e Limeira Alta marcaram 36,9ºC e 35,7ºC de pico respectivamente, que foram os 2 valores mais altos assinalados pelos termômetros no município no que se refere ao valor padrão.
Cristalina e Santa Terezinha ficaram com os 2 maiores índices de calor, que é a sensação de abafamento sentida diretamente na pele. Esses 2 locais tiveram, pela ordem de escrita, 49,9ºC e 49,1ºC, aferidos logo no início da tarde desta sexta-feira.
Veja também
– Embarque nessa viagem interiorana pelos Lageados de Botuverá
Calor também pela região
Situação semelhante trazida pelos termômetros nesta sexta-feira nas demais cidades que compõem a região do Vale do Itajaí-Mirim. O calor também superou os 35ºC e o índice passou de 47/48ºC em muitos locais monitorados.
Os moradores de Guabiruba e Botuverá tiveram que suportar picos de 35ºC com a sensação de abafamento indo a 47/48ºC. Nem a fria Fazenda Rio Bonito, de Vidal Ramos, escapou do calor, que teve picos na casa dos 30ºC.
Apuração dos picos
A tabela abaixo vem mostrar o resultado do levantamento feito pelo Blog do Ciro Groh, acerca das temperaturas máximas e a sensação de calor, dados correspondentes a esta sexta-feira. Confira na apuração.
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected].
Fim de semana ameno
Segundo aponta Ronaldo Coutinho, da Climaterra, o calor desta sexta-feira não deve durar muito. As temperaturas declinam no fim de semana em Brusque e região, isso, já a partir da tarde de sábado, explica.
Porém, antes do refresco, o forte aquecimento tende a potencializar núcleos de trovoadas entre esta sexta e o sábado sobre o Vale do Itajaí. Não está descartado o risco para algum evento mais forte com temporal, complementa Coutinho.
Oferecimento:
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.