O verão de 2023 começa a mostrar a sua força na região brusquense, isso, depois dos 11 primeiros dias do ano terem registrado tardes não tão quentes, diante de poucas delas passando de 30ºC e com madrugadas bem amenas para a época do ano, ficando abaixo de 20ºC.
Nesta quinta-feira, 12, porém, a combinação entre o calor e alta umidade do ar ocasionou sensação excedendo a marca de 40ºC em diversas cidades do Vale do Itajaí durante o transcorrer da tarde.
Em Brusque, o valor sentido chegou a 44,4ºC às 14h10 no bairro Limeira Alta. Já o índice padrão aferido pelo termômetro no mesmo local pontuou 35,8ºC. Em Guabiruba, a sensação foi a 44,2ºC no bairro Aymoré, com temperatura de 34,8ºC.
Quem teve um menor abafamento nesta quinta-feira foram os moradores da comunidade de Fazenda Rio Bonito, em Vidal Ramos, onde a sensação não excedeu os 33ºC diante dos picos dos termômetros oscilando 30 a 32ºC.
Números do calor
Acompanhe na tabela exposta abaixo o levantamento completo das temperaturas máximas assinaladas pelos termômetros da rede Groh Estações (em vermelho). Em anexo à relação, temos também o índice de calor aferido (em azul).
Os dados conferidos correspondem a cada lugar citado.
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]
Radar mostra trovoadas
Como previsto pelos meteorologistas ainda pela manhã, esta quinta-feira vem trazendo uma condição de verão atuando sobre as cidades do Vale do Itajaí, ou seja, forte aquecimento gerando núcleos de trovoada isolada à tarde.
Essa projeção, de fato, vem se concretizando com base no que o Ventuski Radar apresentava no turno vespertino. Na imagem abaixo, atualizada às 13h, o entorno da cidade de Pomerode era impactada por forte instabilidade.
Já na outra ilustração a seguir, temos a atualização das 14h10, onde os núcleos avançavam em direção ao Norte de SC. Na imagem a seguir, era a vez de Jaraguá do Sul sofrer com impactos do tempo severo.
Previsão do tempo
De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, a região de Brusque não está livre de ter alguma trovoada até o fim da noite desta quinta-feira. Porém, de forma bem localizada, caso venha ocorrer.
Essa situação de verão, segundo Puchalski, tende a seguir nos próximos dias com expectativa de incremento do calor no fim de semana. O risco de temporais também aumenta, conforme o abafamento vai se acentuando, conclui.
**Com informações da previsão do tempo: Leandro Puchalski
Oferecimento:
Leia também:
1- Tempo: abafamento deve aumentar na região de Brusque no fim de semana
2- Drone mostra a trovoada no entorno de Brusque na quarta-feira; confira as fotos
3- O Salto de Águas Negras de Botuverá que você precisa conhecer; assista
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK