eclipse chile
Eclipse solar de julho de 2019, visto a partir do Observatório de La Silla, em La Higuera, na região de Coquimbo, no Chile. Foto: Martin Bernetti/AFP

Eclipse solar: O ano de 2020 pode estar sendo difícil para todos. Porém, ele tem proporcionado alguns eventos astronômicos incríveis de se observar.

Exemplo disso foi a passagem de um cometa visível a olho nu. Também teve a aproximação máxima de Marte em relação à Terra. Por fim, a “Estrela de Belém”, efeito causado pela proximidade máxima de Júpiter e Saturno, não visto desde a Idade Média

E o ano se encerra com mais um espetáculo celeste impressionante: um eclipse solar total.

Segundo os astrônomos, o fenômeno será exclusivo para os habitantes da América do Sul. A sombra da Lua irá cobrir completamente o sol para os que estiverem em determinadas cidades do Chile e da Argentina.

Leia também

-Dezembro de 2020 com chuva acima do normal nos primeiros 10 dias do mês na região de Brusque

No Brasil, o último eclipse solar de 2020 será visível em três regiões: no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, afirmam os especialistas.

No dia 14 de dezembro, por quase três horas, a maior estrela do nosso sistema será ofuscada pela Lua e sua ocultação deve ultrapassar os 60%.

Em Santa Catarina, o mapa abaixo mostra os horários que o eclipse será visível para os moradores do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis:

eclipse
Fonte: Tu Tiempo. Net

Um fator a ser considerado são as condições meteorológicas. O tempo no momento do evento é crucial, visto que, com um céu muito nublado, é possível que você não consiga ver o eclipse.

Eclipse solar nas proximidades

Eclipse solar anterior: 2 de julho de 2019

Próximo eclipse solar: 14 de outubro de 2023


 

Receba  individualmente cada nova matéria do Blog do Ciro Groh.
É só salvar em sua lista o número, 47 99151-7115 e retornar com um ok.