A previsão do tempo direcionada ao Vale do Itajaí para o fim de semana que se aproxima, bem como, aos últimos dias de novembro, remete a uma condição de alerta aos moradores das cidades da região, e também, aos municípios da faixa leste de SC, devido aos altos volumes de chuva projetados.

Quem vem falar a respeito dessa expectativa acima resumida é o engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho. Confira os detalhes logo após a foto exposta a seguir no boletim pelo especialista à nossa coluna.

guabiruba
Manhã de sexta-feira com tempo seco em Guabiruba/Arquivo: Ciro Groh

Boletim

“Eu começo falando desta sexta-feira, que ainda traz uma condição de tempo seco a vocês, brusquenses e moradores do Vale do Itajaí. O sol aparece sobre a região no decorrer do dia entre variação de nuvens. O risco de alguma chuva fica restrito ao entardecer em direção à noite. Com relação às temperaturas, os picos máximos da tarde devem oscilar entre 26 a 28/29ºC”.

“Quando se projeta o sábado, temos a condição favorável à chuva já para a madrugada, que deve se estender ao decorrer do dia. O sol dificilmente aparece em função da maior cobertura de nuvens, talvez, curtas aberturas. Por conta disso, os termômetros não sobem muito, variando entre 24 a 25/26ºC”.

“O tempo instável e chuvoso prossegue no domingo, diante de pouco a quase nada de sol, deixando as temperaturas abaixo de 23/25ºC. A soma de chuva desses dois dias já começa a ser expressivo”.

Próxima semana

“A condição maior à chuva deve perdurar durante praticamente toda a próxima semana na faixa leste de SC, gerando índices pluviométricos representativos na soma geral. Os modelos numéricos de previsão estão unânimes nesse prognóstico. Uns mais, outros menos, sendo o que aponta o menor valor, também, bem representativo”.

“O período da precipitação mais volumosa tende a ser entre a quarta e a quinta-feira. As regiões do estado que devem ficar mais atentas são o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte, principalmente as áreas na divisa com o Paraná”.

“Portanto, os últimos dias de novembro exigem uma atenção especial a possíveis transtornos relacionados a eventuais alagamentos e deslizamentos de terra, mais entre a terça e a quinta-feira, pelo fato do solo já estar encharcado”.

Oferecimento:

Leia também:
O quintal da Vó Lela que você precisa conhecer em Brusque; confira as imagens


O tempo na madrugada

Dando sequência à edição desta sexta-feira, o assunto continua sendo as informações relacionadas ao tempo. Agora, vamos destacar o monitoramento observado durante a madrugada que passou no que tange a região brusquense.

A tabela exposta abaixo traz o levantamento das temperaturas mínimas pontuadas logo após o romper da aurora de hoje correspondentes a cada local descrito em anexo (em vermelho). Não houve registro de chuva no período (em azul):

Fonte: Groh Estações

• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]


Fotos dos leitores

Para finalizar, veja as belas fotos enviadas pelos colaboradores deste informativo. As imagens ilustram como esta sexta-feira começou em cada lugar mencionado na legenda.

Fazenda Rio Bonito em Vidal Ramos/Arquivo: Jaison e Juliana Brambila
Gabiroba em Botuverá/Arquivo: Marcos e Sonia Bianchessi
Tirivas em Presidente Nereu/Arquivo: Margareti Petry
Fazenda Rio Bonito em Vidal Ramos/Arquivo: Jaison e Juliana Brambila
Gabiroba em Botuverá/Arquivo: Marcos e Sonia Bianchessi
Tirivas em Presidente Nereu/Arquivo: Margareti Petry

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.

Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK