A previsão de mau tempo, emitida pelos meteorologistas, vem se confirmando diante da chuva volumosa e do vento, que impactam principalmente os municípios situados na faixa leste de SC.
O destaque relacionado a essa condição climática de hoje está relacionado às fortes rajadas, trazendo sérios transtornos a algumas cidades situadas no Litoral Norte e Vale do Rio Tijucas.
Em Brusque, uma das estações pertencente à rede Groh Estações instalada no topo do edifício Monte Castello, no Centro da cidade, chegou a registrar um pico de 104,8 km/h. O índice foi anotado na manhã desta quarta-feira, por volta de 7h30.
Interessante destacar o local elevado e sem obstáculos em volta do equipamento de monitoramento fixado no alto do Monte Castello, que por sua vez, vem favorecer a ampla passagem do vento, sem interferências.
Ainda nesta manhã, outras estações em Brusque, essas instaladas próximas ao solo em diferentes bairros, oscilaram picos entre 25 a 48 km/h.
Picos de vento em Brusque
104,8 km/h/Centro/Topo Monte Castello
48,0 km/h/Santa Terezinha (Unifebe)
46,0 km/h/Cristalina
42,1 km/h/Santa Luzia
40,4 km/h/Limeira Alta
38,5 km/h/Tomaz Colho
34,6 km/h/Rio Branco
25,6 km/h/Souza Cruz
Nas outras cidades situadas no Vale do Itajaí-Mirim, Guabiruba, Botuverá, Presidente Nereu e Vidal Ramos rajadas de vento entre 31 a 38 km/h, sem relato de danos observados.
Leia também:
– Confira a situação do Itajaí-Mirim em Brusque diante da chuva constante
Previsão do tempo
Segundo informa o meteorologista do AlertaBlu, Gabriel Cassol, o pior do ciclone extra tropical, já passou. Conforme aponta o especialista, o tempo começa a melhorar em Brusque e toda a região do Vale do Itajaí a partir da noite desta quarta-feira.
“As nuvens mais carregadas de chuva começam a se afastar para o alto mar no decorrer da tarde. Com isso, o tempo melhora com a chegada da noite diante do ingresso de um ar seco a SC”, explica.
Imagem de radar
A imagem de radar, atualizada às 15h50 desta quarta-feira, vem de encontro à projeção do AlertaBlu acima descrita. Nesse horário, as nuvens mais carregadas já começavam a sair do Vale do Itajaí em direção ao alto mar. Observe na figura no mapa:
Oferecimento:
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK