**Acompanhe mais adiante ao vídeo e a galeria de fotos
A chuva constante que vem impactando as cidades da faixa leste de SC desde o último sábado, 26, chega a esta quarta-feira, 30, trazendo acumulados extraordinários às regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte do estado.
Em Brusque, novembro está se encerrando mostrando uma média pluviométrica parcial de 294,2mm, com dados aferidos até por volta do meio-dia. Diante da previsão apontando a continuidade da chuva, esse valor tende a aumentar com a chegada da noite.
A maior parte dessa precipitação foi anotada apenas nesses últimos cinco dias. Cerca de 85% do total.
Interessante observar que o normal esperado para o mês inteiro costuma ficar em torno de 120 a 130mm no município brusquense. A considerar essa informação, podemos concluir que já choveu 145% além da média histórica climatológica.
Abaixo temos o levantamento dos índices pluviométricos de novembro de 2022 conferidos por toda a região de Brusque. O destaque fica por conta do bairro Santa Luzia (Brusque), marcando 406,7mm.
Números compilados até por volta do meio-dia desta quarta-feira:
Oferecimento:
Leia também:
– Região de Brusque deve ficar em alerta para mais chuva volumosa nesta quarta-feira
Itajaí-Mirim nas cabeceiras
Apesar da chuva também se mostrar frequente nas cidades situadas no Alto Vale do Itajaí, os volumes em cinco dias nessa região não estão apresentando volumes tão elevados, se comparados com Brusque e Guabiruba, por exemplo.
Porém, um forte aguaceiro acompanhado por trovoada atingiu o entorno das nascentes do Itajaí-Mirim, na comunidade de Fazenda Rio Bonito, parte elevada de Vidal Ramos, no fim da manhã desta quarta-feira.
Isso fez com que a vazão de água do rio aumentasse significativamente e o casal Jaison e Juliana Brambila registraram o ocorrido em sua propriedade. Assista a força da correnteza no vídeo exposto a seguir.
Vídeo
Galeria de fotos
Vamos findar esta edição na presença de fotos que mostram a situação do rio Itajaí-Mirim observada na tarde desta quarta-feira em Vidal Ramos. Apesar da condição climática adversa, o cenário ainda apresenta um quadro de normalidade no município.
**Próximo à cidade de Vidal Ramos/Fotos: João e Bel Fink
**Entorno das nascentes/Fotos: Jaison e Juliana Brambila
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK