A criação de abelhas sem ferrão tem proporcionado muitos aprendizados aos alunos do bercário II ao quinto ano da Escola de Ensino Fundamental Edith Krieger Zabel, na localidade da Cristalina, em Brusque.

O projeto começou no final do ano de 2018, fruto da curiosidade dos estudantes em saber mais sobre o assunto. Na ocasião, uma colmeia da espécie Jataí se instalou no muro da escola despertando nos estudantes, um misto de medo e curiosidade.

Arquivo: Ciro Groh

“As crianças ficaram com medo das abelhas no começo, mas a curiosidade falou mais alto, pois estavam muito curiosas para vê-las”, explica a diretora do educandário, Elaine Petermann.

A ajuda de Valdecir Petermann, que é pai de um dos alunos e trabalha com agroindústria foi fundamental naquele momento. Foi ele que deu as primeiras informações à diretora sobre como posicionar armadilhas para capturar outras abelhas sem ferrão.

A partir daí, o projeto ganhou corpo. As crianças abraçaram a causa e a escola, que é uma referência quando se fala em sustentabilidade, avançou nesse quesito e atualmente dispõe de 19 caixas e abrigando oito espécies:

– Jataí
– Mandaçaia
– Nigriceps
– Mirim Droryana
– Mirim Guaçu
– Bugia
– Boca-de-renda
– Guaraipo

Trabalho em equipe na escola

Registro feito na Escola de Ensino Fundamental Edith Krieger/Arquivo: Ciro Groh

Com a criação das abelhas sem ferrão a escola busca ser exemplo em sustentabilidade e trabalho em conjunto tanto na preservação, como também, no olhar atento na questão da polinização, destaca a diretora Elaine.

“As crianças constroem iscas para a captura dos insetos, oferecem a alimentação artificial quando necessária, fazem a transferência e divisão de ninhos, plantam flores e cuidam da horta. É um trabalho de equipe onde é preciso conhecer para amar e preservar, explica.

Veja também:

Brusquense recebe o batismo nas águas do rio Jordão, em Israel

Galeria de fotos

Para encerrar, confira as imagens que ilustram o cotidiano das crianças, estudantes da Escola de Ensino Fundamental Edith Krieger Zabel.

Oferecimento:


• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK