Imagens capturadas na manhã deste domingo, 15, mostram a água do rio Itajaí-Mirim com uma coloração escura. Os registros, em vídeo e fotos, foram feitos pelo Blog do Ciro Groh após receber denúncias de moradores.
Segundo relato de pedestres que caminhavam na avenida Beira-Rio, em alguns trechos era possível observar uma grande quantidade de espuma na água acompanhado de mau cheiro.
De acordo com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), a equipe recebeu chamado sobre essa situação e a fiscalização já está verificando do que se trata. Porém, a Fundema acredita que pela dimensão seja situação de esgoto. Ou seja, após registro de chuva, o que estava parado nas tubulações acabam indo para o rio.
Vale ressaltar que nos bairros localizados alguns quilômetros acima do Centro da cidade, como no Rio Branco e Dom Joaquim, a situação se encontrava em absoluta normalidade, sem alteração na coloração da água. A imagem abaixo ilustra isso.
Veja também
– Antes do frio, veja o que diz a previsão do tempo neste domingo para Brusque
Caso encaminhado
A nossa coluna entrou em contato com o chefe de Vistorias e Fiscalização da Defesa Civil de Brusque, Edevilson Cugiki, que não rejeita a possibilidade da situação ser proveniente de algum descarte ilegal de efluentes.
Cugiki, por sua vez, encaminhou parte das imagens que foram registradas pelo Blog do Ciro Groh para a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), que irá investigar o caso.
Vídeo
Comparação
Confira na galeria de fotos exposta abaixo a diferença na coloração da água do Itajaí-Mirim se comparadas aos respectivos trechos entre os bairros descritos na legenda:
Oferecimento:
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK