*Confira o vídeo no decorrer desta edição

Dona Alayde Quinoto em abril de 2022, no auge dos seus 100 anos de vida/Arquivo: família Quinoto

Abril de 2022 está sendo um mês muito especial para Brusque, já que dois ilustres morados e filhos do município estão comemorando 100 anos de vida. 

No dia 19, o contemplado com a longevidade foi o Sr. Walter Orthmann e, nesta terça-feira, 26, é a vez de dona Alayde Quinoto moradora do bairro Primeiro de Maio, chegar ao seu centenário.

Walter e Alayde trabalharam na mesma empresa quando adolescentes, a então Indústria Têxtil Renaux, atual RenauxView. Ele, prestando seus serviços na área administrativa e de vendas. Ela, no setor de fiação.

Foto registrada no ano de 1935 e dona Alayde é a primeira que aparece de pé (à esq)/Arquivo: Família Quinoto

Veja também

– Conheça o cotidiano dos futuros padres do Seminário de Azambuja

Segundo relato da aniversariante do dia, Walter costumava ir trabalhar de bicicleta enquanto o caminho percorrido por dona Alayde, era feito a pé: “só quem tinha uma condição financeira melhor podia ir trabalhar de bicicleta”, explica dona Alayde.

A dança

 Os dois, no auge da juventude, tiveram a oportunidade de dançar juntos em uma festa da família: “a irmã do Walter estava de aniversário e me convidou para a sua festa. Na ocasião, eu e ele dançamos juntos”, comenta.

O tempo foi passando e o Sr. Walter continuou trabalhando na Indústria Têxtil Renaux. Mas dona Alayde teve que sair da fábrica para cuidar dos pais que adoeceram e necessitavam de cuidados.

A boa leitura

Boletim escolar de dona Alayde

A idade avançada não é problema Alayde quando o assunto é uma boa leitura, que sempre foi uma aluna exemplar nos áureos tempos de colégio. Seu boletim escolar, exibido acima, traduz isso de uma forma bem objetiva.

Ela gosta ficar atualizada com as notícias e para tanto, não dispensa acompanhar diariamente cada exemplar do jornal O Município.

Vídeo

Assista a entrevista concedida por dona Alayde ao Blog do Ciro Groh neste vídeo produzido na sua residência, no bairro Primeiro de Maio, em Brusque.

A alegria da família

Seu Octávio e dona Alayde posando para a foto de casamento em 20 de maio de 1950/Arquivo: família Quinoto

Abril de 2022 chega com a alegria estampada no semblante de cada membro da família de dona Alayde, por poderem então celebrar o centenário de vida dessa mulher que viu Brusque se transformar ao longo de um século.

“Celebramos os 100 anos da mãe com um almoço, tendo a participação de familiares, amigos e pessoas que foram importante na caminhada de vida dela. Uma forma de agradecimento por terem ajudado em cada momento, tristes e alegres”, conta a filha, Ana Maria Quinoto Imhof.

Dona Alayde tendo sua fiel amiga ao seu lado (à esq), em meados dos anos 1930/Arquivo: família Quinoto

Galeria de fotos

Dona Alayde juntamente com sua única filha, Ana Maria Quinoto Imhof/Arquivo: Ciro Groh

Depois de apresentar as fotos antigas, vamos exibir a seguir as imagens de dona Alayde em 2022. Firme e forte, ela segue com saúde e lucidez.

Oferecimento:


• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK