Assista ao final desta edição, o vídeo registrado em Brusque em 17 de dezembro de 2020.

No leito do ribeirão que se transformou em pesadelo para os moradores de Presidente Getúlio há 1 ano/Foto: Luis Souza/NSC TV

Há um ano, em 17 de dezembro de 2020, Presidente Getúlio, no Vale do Itajaí, vivia uma das maiores tragédias da sua história. Doze meses depois, as famílias que perderam suas casas com a forte enxurrada tentam agora, retomar a vida normal.

Os 120 milímetros de chuva que caíram em parte do Vale naquela madrugada de quinta-feira deixaram um saldo de 18 mortos no município getulense, além de 147 pessoas desabrigadas.

Rastro da destruição em Presidente Getúlio/Foto: Luis Souza/ NSC TV

Veja também:

– Como fica o tempo em Santa Catarina no Natal de 2021; meteorologista explica

Outras 3 pessoas vieram a óbito na região em decorrência desse evento climático severo. Duas em Rio do Sul e uma em Ibirama, por sinal, cidades que também foram impactadas pelo temporal.


Os impactos em Brusque

brusque
Manhã de 17 de dezembro de 2020 em Brusque/Arquivo: Ciro Groh

Os brusquenses, na ocasião, não tiveram maiores problemas relacionados à enxurrada. Exceto, alguns transtornos com alagamentos nas partes mais baixas da avenida Beira Rio, na região central da cidade.

Isso, devido ao rio Itajaí-Mirim ter saído da calha em razão da forte chuva da madrugada anterior registrada no Vale, ter atingido também Vidal Ramos e Presidente Nereu, onde estão situadas suas principais nascentes.

brusque
Manhã de 17 de dezembro de 2020 em Brusque/Arquivo: Ciro Groh

O que também chamou a atenção da população brusquense, há 1 ano, foram as cenas do vídeo mostrando os animais ilhados pela cheia do Itajaí-Mirim no bairro Rio Branco. Sem ter para onde ir, eles relutavam ante a forte correnteza.

Por sorte, todos eles conseguiram sobreviver após as águas terem baixado. Pelo visto, o esforço valeu a pena!

Vídeo


• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: 47 991517115.

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.