O clima no mês de agosto marca, na prática, o fim do inverno no Sul do Brasil e traz gradualmente características primaveris. No passado, foi marcado por grandes enchentes, como a ocorrida em Brusque em 1984.
Mas, agosto começa nesta terça-feira, e com ele surge a perspectiva de um aumento significativo nos volumes de chuva em Santa Catarina, especialmente na segunda quinzena.
Diante desse cenário, a renomada Metsul Meteorologia, com sede em Porto Alegre/RS, traz as projeções do clima para o estado catarinense e toda a região Sul do Brasil no decorrer deste mês.
Acompanhe atentamente o comunicado emitido pelo órgão.
O clima e as chuvas
Neste ano, espera-se um aumento da intensidade do El Niño no Pacífico. Portanto, a tendência é de precipitação próxima ou acima da média na maioria das áreas do Sul do Brasil, com alerta para o risco de chuvas excessivas, podendo até causar transtornos.
Os maiores acumulados de precipitação devem concentrar-se entre a metade norte gaúcha e o Paraná, principalmente a partir da segunda quinzena, podendo atingir níveis entre 200 mm e 300 mm. Ou até superiores em alguns locais, isso, no somatório dos 31 dias. O estado de Santa Catarina e o Paraná devem registrar os maiores acumulados.
O clima e as temperaturas
Em relação às temperaturas, o Sul do Brasil não deverá enfrentar frio persistente, porém, o mês será dividido em dois tempos distintos. A primeira quinzena terá tardes mais aquecidas, a considerar a época do ano. Já a segunda metade será mais fria, podendo ocorrer algumas madrugadas geladas, embora também se espere dias mais quentes.
No que diz respeito aos temporais, os estados do Sul, especialmente o Rio Grande do Sul, devem enfrentar um aumento devido à maior variação de massas de ar frio e quente. A aproximação da primavera aumenta o risco de granizo, vendavais e chuvas intensas, com frequente atividade de raios. O cenário, este ano, será potencializado pelo El Niño atuante.
Portanto, agosto de 2023 no Sul do Brasil será um mês de transição climática, com atenção redobrada para o volume e intensidade das chuvas, além da ocorrência de eventos climáticos extremos.
*Com informações: Metsul Meteorologia
Previsão da terça-feira após anúncios
Este espaço é dedicado, com merecido reconhecimento, aos nossos valiosos anunciantes. Pois é graças ao apoio incondicional de cada um deles que o Blog do Ciro Groh pode manter um padrão editorial elevado, sempre pautado por assuntos relevantes e envolventes, completamente desprovido de futilidades.
Caro leitor, convidamos você a explorar cada um dos nossos patrocinadores clicando nos banners abaixo, onde poderá descobrir mais sobre os produtos e serviços excepcionais que eles oferecem.
Após esta breve introdução, a matéria então prossegue com informações complementares, enriquecidas por impressionantes imagens.
Oferecimento:
Leia também:
1. Reencontro: ex-alunos de Brusque celebram 32 anos de formatura
2. VÍDEO – Casal de Brusque desenvolve raça inusitada de cães
3. GALERIA – Brusquense fisga peixe de 12kg no rio Itajaí-Mirim
O clima nesta terça-feira
Continuamos com as informações meteorológicas, enfatizando agora a previsão para esta terça-feira e os próximos dias. Segundo o renomado meteorologista Leandro Puchalski, não há previsão de chuva para Brusque e demais cidades do Vale do Itajaí.
Essa tendência favorável às atividades ao ar livre se estende por toda a primeira semana de agosto, e com expectativa de tempo seco até, pelo menos, o domingo.
Quanto às temperaturas, as madrugadas continuam amenas a frias, porém, nada de muito intenso. À medida que a semana avança, as cidades de Brusque e região podem esperar um aumento gradual das temperaturas durante as tardes.
Inclusive, não descartando a possibilidade de atingir picos em torno de 26/28ºC, conforme complementa Puchalski. Portanto, prepare-se para uma variação térmica ao longo dos dias, com noites frescas e tardes mais quentes, enfatiza o especialista.
*Com informações do meteorologista Leandro Puchalski
O tempo na madrugada
Continuando com as atualizações de hoje, vamos trazer agora o monitoramento das condições do tempo observadas na região do Vale do Itajaí durante a madrugada desta terça-feira, obtido através da rede Groh Estações.
Portanto, na tabela abaixo, você encontra o registro das temperaturas mínimas pontuadas logo após o amanhecer (indicadas em vermelho). A apuração evidencia também, ausência de chuva no período compreendido entre a madrugada até as primeiras horas da manhã (em azul).
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]
Fotos dos leitores
E para encerrar nosso trabalho de hoje, convidamos você a conferir as fotos enviadas por cada leitor, capturando o início da manhã desta terça-feira em cada uma dos lugares mencionadas na legenda. Aprecie então essas imagens que refletem a diversidade e beleza desse amanhecer em diferentes locais.
• Então, receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK