Em um mês, quase 100 mil catarinenses são beneficiados com programa Farmácia Popular
Desde 2023, programa oferece medicamentos gratuitos
Desde 2023, programa oferece medicamentos gratuitos
Mais de um milhão de pessoas retiraram medicamentos gratuitos para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose e anticoncepção em Santa Catarina entre janeiro de 2023 e julho de 2024, de acordo com o Ministério da Saúde.
Em 2022, apenas 819 mil pessoas foram atendidas. A ampliação da gratuidade do programa, anunciada em julho, passou a incluir medicamentos para colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite. Com essa nova medida, que agora oferece 95% dos medicamentos e insumos gratuitamente, 2,1 milhões de brasileiros foram beneficiados em apenas um mês, sendo 92 mil deles em Santa Catarina.
Até o último dia 10 de agosto, os medicamentos mais retirados nas farmácias credenciadas em todo o país foram:
Esses remédios passaram a ser disponibilizados gratuitamente à população a partir de julho.
O programa Farmácia Popular oferta 41 itens, entre medicamentos, fraldas geriátricas e absorventes e, até a recente mudança, somente medicamentos indicados para pessoas com diabetes, hipertensão, asma, osteoporose, anticoncepcionais e os absorventes eram gratuitos.
Para os outros, o Ministério da Saúde pagava até 90% do valor de referência dos medicamentos e o cidadão pagava o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia. Com a atualização, 95% dos medicamentos e insumos podem ser retirados de forma gratuita, o que equivale a 39 dos 41 itens de saúde distribuídos, ampliando o acesso à saúde para população de todo o Brasil.
Em 2024, também foi iniciada a distribuição de absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade social, estudantes da rede pública de ensino e pessoas em situação de rua. Em 20 anos, mais de 70 milhões de brasileiros foram beneficiados pelo Farmácia Popular.
Além disso, em junho do ano passado, 55 milhões de pessoas beneficiárias do Bolsa Família passaram a ter acesso gratuito a todos os medicamentos e fraldas geriátricas disponíveis no Farmácia Popular. Entre 7 de junho de 2023 e 31 de julho de 2024, 4,9 milhões de beneficiários foram contemplados, garantindo mais medicamentos gratuitos para pessoas que não têm condições de arcar com os custos.
A expectativa do Ministério da Saúde é universalizar o programa, cobrindo 93% do território nacional. Já foram credenciadas, até o momento, 536 novas farmácias em 380 novos municípios que aderiram ao Programa Mais Médicos.
Leia também:
1. Confira todos os campeões da primeira edição do Brusque Open de Tênis
2. Atleta brusquense é campeão em torneio internacional de beach tennis
3. Frio à vista: confira o que a previsão revela para Brusque nesta semana
4. Morre ciclista que ficou gravemente ferido em acidente de trânsito no Águas Claras, em Brusque
5. Criança de 3 anos é abusada sexualmente pelo próprio pai em Balneário Camboriú
Bar da Toca, no subsolo de restaurante, foi curioso point em Brusque no século 20: