Thaís Bogo Szpoganicz acaba de lançar sua marca própria. A designer cria bolsas e acessórios, produzido artesanalmente em casa, feitos com couro sem origem animal. Off White Cat surgiu após a maternidade, quando Thaís desligou-se do trabalho para cuidar do filho.
Mas não durou muito tempo esse período em off… Autêntica e criativa, começou testes até lançar uma coleção de acessórios atemporais. Um luxo contemporâneo. As peças me chamaram atenção, e fui conhecer melhor esse projeto.
André Groh: Como surgiu a Off White Cat?
Thaís Bogo Szpoganicz: O surgimento da marca foi super natural. Eu comecei a dar consultoria para o núcleo de desenvolvimento criativo na empresa da família, e a mesma matéria prima que uso hoje já era utilizada por eles para fazer outro tipo de produto. Então comecei a pesquisar possibilidades de outros uso, fazer testes e quando percebi já tinha uma coleção super encaminhada. Depois disso não tinha mais como fugir, tinha produtos que eu gostava muito, estava feliz desenvolvendo e criando, e surgiam novos planos.
A.G.: Como a maternidade contribuiu?
T.B.S: Eu trabalhei por muitos anos na indústria da moda, meu último trabalho foi em uma das maiores empresas do Brasil, foram 12 ótimos anos. Quando nosso filho nasceu, vontades e necessidades me fizeram tomar outros rumos, até o momento que realmente optei pela família.
Quando saí ainda não tinha ideia do que viria, mas com a vida mais leve e com tempo livre, muito mais rápido que eu imaginava já estava super envolvida com um novo projeto. Agora faço home office e tenho a felicidade de poder acompanhar meu filho crescendo pertinho de mim.
A.G.: Quais suas inspirações?
T.B.S.: Muitas coisas me inspiram. Músicas, filmes, viagens, pessoas, decoração, arquitetura. Tive a oportunidade de conviver com profissionais incríveis na minha vida corporativa, pessoas que me ensinaram, me acompanharam, conviveram e dividiram experiências, isso foi muito rico e contribuiu imensamente para minha forma de observar e arquivar informações.
Gosto muito de perceber necessidades também. Por exemplo, na coleção tem o trio Lis, surgiu de uma necessidade pessoal, minha carteira vivia cheia de coisas que eu não usava no dia-a-dia e os documentos que eu precisava ter comigo não cabiam, então criei esse trio que tem uma carteira principal com zíper, uma carteira pros documentos e uma pros cartões.
A.G.: Considera que são peças atemporais?
T.B.S.: Eu gosto muito do estilo escandinavo, e numa viagem que fiz pra conhecer isso de perto com certeza reforçou tudo. O conceito da Off White Cat é isso mesmo, você comprar uma peca que não tenha uma linguagem de moda passageira, que não se torne descartável na próxima coleção. A ideia é que você goste dela por mais tempo, um básico, com design simples mas autoral.
A.G.: Onde a Off White Cat atua hoje?
T.B.S.: A princípio a ideia é trabalhar online, com vendas no site e comunicação através do Instagram. Estamos começando agora, então novos planos surgirão com certeza.
A.G.: Como processo de criação e produção artesanal?
T.B.S.: Não existe muito uma regra nesse processo, cada produto acaba vindo de um jeito diferente, o primeiro de uma “família” por exemplo, pode surgir de uma forma e os outros, pra manter uma unidade podem partir desse primeiro.
Gosto muito de ir arquivando tudo que acho interessante. Fotos, imagens de filmes, materiais. O processo criativo começa por aí, olhando pra tudo que interessa e as ideias vão surgindo. E agora que tenho como fazer testes com mais frequência, facilitou ainda mais a lapidação dos produtos.
Gosto da possibilidade de deixar um produto amadurecer, o que nas grandes indústrias não é possível, pois temos prazos curtos pra fazer acontecer. Agora, com esse tempo à favor consigo fazer isso, além de o processo criativo ser mais prazeroso, o produto fica muito mais especial.
Além de um produto bonito, bem elaborado, com bom acabamento, também penso bastante na funcionalidade e gosto muito de saber a opinião das pessoas que estão adquirindo e usando.
A.G.: Quais os próximos passos na empresa?
T.B.S.: A Off White Cat acabou de nascer, então agora é o momento de divulgar, mostrar nossos produtos e quem somos. Mas estão nos planos em breve um escritório e showroom no centro de Brusque, para que as pessoas possam ver e sentir o produto pessoalmente.
Fotos Dado Szpoganicz