De fevereiro de 2020 a agosto de 2021, a LM Peter, empresa de Brusque que atua na fabricação de toalhas, registrou um crescimento de 50% em seu faturamento.
Grande parte deste aumento foi durante o auge da pandemia de Covid-19, quando a empresa conseguiu se recuperar após praticamente três meses sem faturar devido às restrições para frear o avanço da pandemia no Brasil.
A reabertura dos mercados chegou com o aumento da demanda, o que fez com que rapidamente a empresa brusquense recuperasse o tempo perdido. Um dos diretores da fábrica, Taciano Petermann, avalia que durante a pandemia, os consumidores voltaram o olhar mais para os produtos de casa, o que acabou beneficiando a empresa brusquense.
A demanda pelos produtos da empresa deu um salto no segundo semestre de 2020, quando o comércio voltou com força total. “Eles precisavam muito de mercadoria e a gente como indústria é limitado. A máquina produz mil toalhas por dia, não consegue produzir duas mil, então este foi um grande desafio para nós. Entender este momento, acelerar a produção e os investimentos”.
Uma das estratégias adotadas pela empresa nos primeiros meses da pandemia foi trabalhar para ter um estoque, visando a reabertura dos mercados no futuro. Paralelo ao aumento da demanda, foi preciso ainda administrar os efeitos da Covid-19 na equipe.
“Tivemos períodos em que em uma equipe, metade estava em casa com suspeita ou com confirmação da doença e só metade trabalhando. Isso foi uma grande preocupação durante a retomada acelerada dos negócios. Como equilibrar o aumento da produção com os afastamentos”, observa.
Hoje com um quadro de 80 colaboradores, a LM Peter não precisou fazer demissões durante a pandemia. Conseguiu manter a equipe e até realizou contratações para dar conta da demanda.
Investimentos em e-commerce e no setor de acabamento
Foi durante a pandemia que a LM Peter colocou em prática o seu e-commerce. Este era um investimento mais a longo prazo para a empresa, mas que precisou ser adiantado devido às mudanças do mercado.
“Já tínhamos o nosso site institucional, e o e-commerce era um projeto que existia, mas vinha postergando e, de repente, se tornou essencial, não tinha como fugir”, destaca Taciano.
A loja on-line não é o foco da LM Peter, no entanto, já corresponde a uma parcela significativa dos clientes. “Temos uma base de clientes bastante diluída. 40% destinado ao grande varejo, as grandes redes varejistas; 30% clientes tradicionais de lojas de cama, mesa e banho e 30% já é o e-commerce, parceiros que buscam nossos produtos e fazem o trabalho nos marketplaces”.
De acordo com o empresário, o e-commerce da fábrica teve um crescimento a partir deste ano. O objetivo para 2022 é continuar investindo em melhorias na loja on-line para oferecer a melhor experiência para os clientes.
Além do e-commerce, durante a pandemia, a empresa investiu em torno de 8% de seu faturamento mensal no projeto de melhoria dos processos de acabamentos das toalhas. “Temos um grande sonho de melhorar os nossos produtos, agregar valor à marca, então investimos muito na parte de acabamento do produto. Esses investimentos vão se concretizar em 2022, esta será a nossa prioridade”.
Para o projeto sair do papel em 2022, a empresa está investindo em máquinas, compra de terreno para ampliação da área, além de contratação de consultoria ambiental para poder iniciar as obras.
“Também vamos fazer investimentos na área de tecnologia da informação, para melhorar o fluxograma da nossa produção, e devemos ter o investimento para o crescimento nominal da produção, com novas tecnologias”, adianta.
Taciano Petermann afirma que a pandemia, sem dúvida, foi e está sendo um momento bastante desafiador para empresários de todos os portes e segmentos, no entanto, não será o primeiro e nem o último obstáculo a ser enfrentado dentro do empreendedorismo.
“A pandemia foi um desafio, infelizmente perdemos vidas, talentos, mas no contexto de uma empresa, ela acaba sendo mais um de tantos desafios que já teve e ainda vai atravessar. São coisas que nos fazem crescer, buscar nosso melhor, demonstrar a habilidade que a gente tem”, analisa.
Vale das Toalhas como diferencial
A LM Peter é uma das 12 empresas integrantes do Núcleo dos Fabricantes de Toalhas da Associação Empresarial de Brusque (Acibr) que faz parte da marca coletiva Vale das Toalhas.
O objetivo do Vale das Toalhas é fazer com que a região de Brusque, Guabiruba e Botuverá torne-se referência nacional e internacional pela marca, que retrata a qualidade dos produtos toalheiros produzidos na região.
“O Vale das Toalhas é um selo que queremos que seja conhecido pelo consumidor. Se precisar de toalha de qualidade, em Brusque, Guabiruba e Botuverá vai ter, com bom preço, produzido por empresas que respeitam as legislações ambientais e livre de mão de obra escrava ou infantil”.
A marca coletiva foi lançada pelas empresas fabricantes de toalha no ano passado. “Acreditamos que tecnologicamente estamos no mesmo nível das grandes empresas nacionais e, por meio da marca coletiva, esperamos construir a médio e longo prazo um trabalho que leve as nossas empresas a um nível ainda maior”, destaca o empresário que também é o coordenador do Núcleo dos Fabricantes de Toalhas da Acibr.
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