Após quase três meses de queda no faturamento, devido aos decretos e paralisações para conter o avanço da Covid-19 em Santa Catarina, a Aradefe Malhas, de Brusque, conseguiu se recuperar e crescer significativamente em 2020, no auge da pandemia.

De acordo com o diretor da empresa, Ariberto Staack, o Beto, o mercado reagiu de forma até inesperada e a empresa, que produz um produto básico, que é o tecido para confecção, conseguiu aproveitar o momento. O reflexo está nos números: 23% de crescimento em comparação com 2019 – ano em que o mundo ainda nem imaginava viver uma pandemia.

O empresário destaca que o mais importante é que o crescimento registrado em 2020 foi real, e não fruto de aumento de preço do produto, por exemplo. “Foi vendido a mais, faturamento real, mesmo, porque em 2020 ainda não tinha todo esse aumento da matéria-prima que estamos enfrentando hoje. Conseguimos atender a grande demanda que surgiu”.

Aradefe tem mais de 130 colaboradores |Foto: Aradefe/Divulgação

Beto avalia que, no caso da Aradefe, que tem como principais clientes os confeccionistas de pequeno porte, o auxílio emergencial pago pelo governo federal foi importante para fomentar o consumo e, consequentemente, a produção de tecidos, gerando crescimento para a indústria.  

Investimento em novas máquinas

No começo de 2020, a Aradefe iniciou investimentos em novos teares para seu parque fabril. Logo após colocar o planejamento em prática, veio a pandemia, gerando uma certa insegurança sobre o investimento.

“Pensamos muito nesta compra, mas como já tínhamos feito a encomenda dos oito teares italianos, decidimos prosseguir. E foi uma decisão acertada. O mercado estava exigindo novas tecnologias, fazia muito tempo que nossas máquinas não eram renovadas e fizemos no momento certo”.

Os oito teares já estão em funcionamento no parque fabril da empresa, que passou por reestruturação e atualmente está em um outro galpão, no bairro Limoeiro. 

Beto Staack é o administrador da Aradefe | Foto: Bárbara Sales/O Município

“No meio da pandemia também resolvemos remodelar nossa loja de fábrica, aumentando seu espaço físico. Com isso, levamos o parque fabril para um novo endereço, aumentamos também o espaço do depósito e em 2022 a loja será totalmente remodelada”.

De acordo com o empresário, o investimento no novo maquinário e também na ampliação do espaço físico da empresa chegam a casa de R$ 4 milhões.

“Principalmente no início da pandemia, foi muito difícil, porque não sabíamos como seria dali pra frente. Não dá para ficar parado. O mercado exige ação”, afirma.

E-commerce e ampliação do quadro de funcionários

Quando a pandemia iniciou, o e-commerce da Aradefe estava em processo de implantação. O empresário destaca que este é um processo bastante demorado e, no auge da Covid-19 a loja on-line entrou em operação. Hoje, a empresa já percebe os resultados deste novo canal de negócios.

Beto Staack afirma que foi preciso ampliar o quadro de funcionários da Aradefe para poder dar conta do e-commerce e também do tele-vendas que foi implantado. “Colocamos mais de 40 pessoas dentro da empresa para poder dar conta. Foram feitas muitas horas-extras para atender os pedidos que se acumularam. Já podemos perceber que o e-commerce está virando parte bem importante da empresa”.

Hoje, a Aradefe Malhas tem um quadro de 136 colaboradores, sendo que 104 trabalham na matriz e outros 32 na produção, no bairro Limoeiro. No início da pandemia, a empresa aderiu aos programas de redução de jornada e salário do governo federal e também fez alguns desligamentos. No entanto, com a rápida retomada do setor, logo foi preciso ir em busca de mão de obra, principalmente para o e-commerce.

“Não deu 60 dias tivemos que buscar mais mão de obra, alguns, inclusive, foram recontratados porque a demanda estava muito grande”.

Se encaminhando para a reta final de 2021, o empresário observa que a Aradefe deve manter os números de 2020, muito devido aos elevados custos das matérias-primas, que, em sua maioria, são importadas da China.

“Tudo agrega preço no produto têxtil. A matéria-prima tem subido constantemente, por isso, acredito que vamos manter os números, não em vendas, em quilos, mas do valor agregado dos produtos”.

Sustentabilidade é foco da empresa

Além do investimento no novo espaço físico da loja de fábrica, a Aradefe planeja para o próximo ano o crescimento de seu e-commerce, a implantação de um sistema de governança empresarial, com a figura de um gestor para aprimorar os trabalhos da empresa, e também aumentar o investimento em energia limpa. Hoje, de acordo com o empresário, a Aradefe tem uma economia de R$ 40 mil mensais com a energia solar.

“Investimos muito na questão da sustentabilidade. Temos as placas solares, e trabalhamos com produtos sustentáveis, poliéster feito através do reaproveitamento das garrafas PET, e agora estamos com tingimento orgânico. Compramos o corante e fornecemos para a tinturaria. É mais uma opção para o cliente que tem buscado cada vez mais a sustentabilidade”.

Para o empresário, a pandemia da Covid-19 foi mais um grande desafio que pode ser considerado superado nestas mais de três décadas da empresa. O plano agora é transformar os momentos delicados vividos em 2020 em lições para que a empresa possa continuar crescendo no futuro.


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