Falta de manutenção preventiva é a principal causa de incêndio em veículos em Brusque
Em outubro, Corpo de Bombeiros atendeu quatro ocorrências deste tipo em quatro dias
Em outubro, Corpo de Bombeiros atendeu quatro ocorrências deste tipo em quatro dias
Em quatro dias, o Corpo de Bombeiros de Brusque atendeu quatro ocorrências de incêndio em veículos. O primeiro caso dessa sequência aconteceu no dia 21 de outubro, quando o motor de um VW Santana pegou fogo no Centro de Brusque. No dia seguinte, o motor de uma Saveiro incendiou no bairro Paquetá.
A terceira ocorrência deste tipo aconteceu no dia 23 de outubro, no Santa Rita, quando um Fiat Uno teve o motor destruído pelo fogo. O último caso foi registrado no dia 24, quando um Del Rey pegou fogo no bairro Santa Luzia.
Felizmente, ninguém se feriu e os danos foram apenas materiais. Entretanto, essa sequência de casos chama a atenção para a importância da manutenção preventiva, principalmente em veículos com maior tempo de uso.
Veja também:
Venezuelanos são contratados por duas empresas de Brusque
Conheça as doenças que mais mataram em Brusque nos últimos cinco anos
Atletas da Abel trazem ouro e bronze da principal competição de base do voleibol
O mecânico Silvio Fischer, da Mecânica Aires Fischer, diz que cheiro forte de combustível no carro é um indicativo de que algo está errado e pode gerar fogo no motor. “Pode ser vazamento gerado por uma mangueira que rompeu. Odor de combustível forte é importante levar o carro no mecânico de confiança o mais rápido possível”, diz.
O mecânico Gerson dos Santos, da Mecânica Kohler, ressalta também que instalações mal feitas, como de gás ou até mesmo som, podem deixar algum fio exposto, que pode gerar faísca e ocasionar um incêndio. “Geralmente isso acontece em carros mais antigos. Quando um carro novo pega fogo é porque já não tem mais algum componente original, mas é muito difícil.”
Os dois mecânicos destacam a importância da manutenção correta do veículo. “Manter as revisões periódicas em dia, a cada seis meses ou conforme o manual podem evitar muito transtorno”, destaca Fischer.
Veja também:
Joel Santana vem a Brusque para lançamento de livro
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Procon fiscaliza lojas de Blumenau para evitar fraude na Black Friday
O comandante do Corpo de Bombeiros de Brusque, tenente Jacson Luiz de Souza, afirma que os casos foram prováveis coincidências, já que o órgão não realiza investigação desse tipo de ocorrência.
Ele diz que é importante manter o extintor do veículo sempre em condições de uso, pois pode evitar que o fogo se alastre e danifique ainda mais o carro.
O tenente também orienta que caso o motorista perceba algo incomum no veículo, pare imediatamente e evite abrir o capô de forma abrupta. “O fogo precisa de oxigênio para sobreviver, então abrir o capô rápido, pode agravar a situação.”