A trovoada que passou pelo Vale do Itajaí no início desta tarde de quinta-feira, 15, causou pouca chuva, porém, fortes ventos foram observados na nossa região, como em Guabiruba, onde no Lageado Alto minha estação registrou pico de 52km/h. No Aymoré, a ventania atingiu os 25km/h, sem registro de danos naquele município.
Em Brusque, as rajadas de vento tiveram picos de 26km/h nos bairros Centro e Rio Branco, e de 17km/h no Santa Luzia, situação bem tranquila nestes locais por sinal. Já na rua Davi Hort, no bairro Dom Joaquim, o cenário não foi de tranquilidade. Sem estação de monitoramento naquela localidade, posso presumir que as rajadas de vento superaram e muito os 70km/h, como podemos ver nas imagens abaixo. Os proprietários desta madeireira contabilizam os prejuízos:
Segundo o meteorologista Piter Scheuer, este sistema de instabilidade que atravessou SC no dia de hoje irá se afastar para o Sudeste do Brasil, garantido uma sexta-feira com tempo seco e sol entre nuvens. O ar abafado deverá dar lugar para temperaturas mais amenas amanhã, finaliza Scheuer.
E por falar em temperaturas, trago a seguir os valores extremos desta quinta-feira no Vale do Itajaí Mirim, registrado por minha rede de estações: