No fatídico 1º de novembro de 1961, Brusque viu-se submersa por uma terrível enchente do rio Itajaí-Mirim, um episódio que marcou profundamente a história da cidade.

De acordo com a reportagem do jornal O Município, que na época noticiava o ocorrido, as águas avançaram vorazmente, engolindo 90% das moradias na sua trajetória de destruição.

Ruas se transformaram em cursos d’água e lares eram inundados, enquanto Brusque, então com 17 mil habitantes, enfrentava uma situação inimaginável de devastação.

enchente
Registro feito a partir das escadarias da Igreja Matriz/Arquivo: Érico Zendron/Via: acervo digital Brusque Memória

Vidas ceifadas na enchente

No entanto, o impacto maior daquele evento climático severo transcendeu a devastação material. A enchente ceifou vidas preciosas, cobrando um triste tributo ao município.

Três brusquenses perderam a batalha contra as águas impiedosas, deixando cicatrizes indeléveis nas famílias e na comunidade. A dor da perda ecoou muito além das margens alagadas do rio.

A repercussão da enchente

Em 11 de novembro, o jornal O Município, testemunha ocular desse evento sombrio, retratou a tragédia com palavras que ecoam até os dias de hoje. Chamou-a de “uma tragédia dantesca, sem precedentes na história do município”.

A lembrança desse triste dia, pois, permanece viva na mente daqueles que na época, presenciaram às águas turbulentas do rio Itajaí-Mirim nesse episódio.

Isso nos recorda da resiliência de Brusque e de sua habilidade de se reerguer diante das adversidades.

Homenageia aqueles que pereceram e celebra então o espírito de uma cidade que jamais se curvou diante das águas revoltas.

Mesmo quando estas tentaram, por um breve momento, sufocar a esperança, os brusquenses emergiram mais fortes, mostrando ao mundo sua inquebrável determinação.

enchente
Imagem mostra o cruzamento das ruas Hercílio Luz, Rui Barbosa e a ponte Irineu Bornhausen. Do lado esquerdo, o Banco Inco. No centro do cruzamento, a estátua da Joana/Arquivo: Acervo Particular Família Siemsen/Via Brusque Memória

Galeria de fotos após anúncios

O Blog do Ciro Groh tem o prazer de apresentar mais uma edição, dedicada a relembrar momentos cruciais da história de Brusque.

Esta iniciativa, pois, reflete nosso compromisso em trazer conteúdos relevantes e envolventes, sem perder tempo com futilidades.

Essa qualidade editorial excepcional é sustentada pelo apoio inabalável de nossos patrocinadores. São eles que tornam possível manter nosso padrão elevado.

Sem a generosidade deles, nossa jornada teria encerrado há muito tempo. É por isso que este espaço é dedicado a eles, como uma expressão de nossa gratidão.

Convidamos você, estimado leitor, a conhecer mais sobre os apoiadores clicando nos banners abaixo.

Sua interação não só lhe proporcionará informações sobre ofertas e produtos, mas também fortalecerá nosso trabalho.

Após essa breve introdução, o artigo então culmina em uma impactante galeria de fotos, que documenta a assustadora enchente de 1º de novembro de 1961 em Brusque.

Oferecimento:






Leia também:
1.
Sol, calor e capivaras: o domingo em Brusque traduzido em lindas imagens
2. Entre pincéis e flores: artesã de Brusque esbanja talento na pintura e jardinagem
3. VÍDEO – Botuverá se reveste de flores e ruas da cidade dão espetáculo


As fotos da enchente

Conforme mencionado anteriormente, encerramos esta pauta com uma seleção de imagens marcantes da enchente que assolou Brusque em 1º de novembro de 1961.

Todas essas fotografias pertencem ao acervo particular do senhor Érico Zendron e foram gentilmente cedidas pelo projeto digital Brusque Memória.

enchente

enchente

enchente

enchente

enchente

enchente

enchente

enchente

enchente

enchente

enchente

enchente

enchente

enchente

enchente

enchente

enchente

enchente

enchente


• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]

Receba então diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK