“Escondida“ das lentes e holofotes  do mundo e da mídia, a arqueóloga paulista Niède Guidon vive em São Raimundo Nonato, Piauí , desde a década de 70. Formada em História Natural pela USP e doutora em Pré-História pela Sorbonne, em Paris, é conhecida mundialmente pela sua teoria e pesquisas recentes de que o povoamento do continente americano se deu muito antes do que se acreditava.

Provas concretas e reais se deram com suas pesquisas na região da caatinga. É responsável pela Fundação do Parque Nacional Da Serra Da Capivara – patrimônio da humanidade, Diretora Presidente da Fundação Museu do Homem Americano e, desde o dia 18 de dezembro, mais uma grande conquista para a humanidade, O Museu Da Natureza, com doze salas  expositivas e interativas sobre a fauna e flora da região, desde a pré-história, da era do gelo ao sertão quando era mar.

Pessoa de fala mansa, mas de uma personalidade forte, tem esculpida no portão de entrada da casa “Deixai toda a esperança, vós que entrais”, frase de Dante Alighieri da obra “A Divina Comédia”. Contrariando a primeira impressão intimidadora da placa dantesca, o que se vê ao redor da morada é um jardim florido com rosas e hibiscos que vencem a terra seca, dura e ocre. Com 85 anos de idade e vítima do Aedes aegypti, tem dificuldade em se locomover e pensa em deixar o Brasil e descansar na França.

Que a esperança de luta e preservação do trabalho de Niède renasça nos sucessores e que estes saibam honrar o trabalho dessa ilustre brasileira!


Vânia Gevaerd
– artista

 

 

Sobre as fotos

Por uma daquelas sincronicidades incríveis que vivem acontecendo nas nossas vidas, a Vânia escreveu este texto bem quando foi aberto o Museu na Natureza – e minha sobrinha, afilhada e orgulho Luiza Testa participou da equipe que montou as salas do museu. Sobre isso, ela escreveu: “foi um privilégio ter participado de uma parte deste projeto lindo e enriquecedor em tantos níveis ao lado de uma equipe de mulheres e homens destemidos e talentosos. Que o Museu_da_Natureza seja tudo o que todas as pessoas tão profundamente envolvidas com ele sonharam”. Amém.

As fotos foram tiradas por ela e enviadas para as Beltranas.

Claudia Bia