A primavera de 2015 foi marcada pela presença do já conhecido Fenômeno Climático El Niño, famoso por trazer chuvas acima do normal para o Sul do Brasil, em especial para a nossa região do Vale do Itajaí. Felizmente Brusque não teve maiores problemas por conta deste evento climático extremo, a não ser a ameaça de enchentes como há exato um ano, em 21/10/2015, quando o Rio Itajaí Mirim saiu de seu leito normal alagando algumas áreas mais baixas de nosso município.
Foi o suficiente para por em pânico a população, que acompanhava ansiosa por cada cada novo boletim que a Defesa Civil divulgava com relação a situação então de momento, já que em Vidal Ramos, município onde se situam as cabeceiras do Itajaí Mirim choveu muito e as imagens que vinham de lá eram assustadoras, como estas abaixo:
Por sorte, quando estas águas vindas do Alto Vale chegaram em Brusque encontraram o nível por aqui dentro da normalidade não trazendo desta forma, maiores problemas para o nosso município. Passado mais um susto, os Brusquenses estão e continuam na expectativa com relação a construção da Barragem de contenção de cheias, a ser construída na cidade vizinha, Botuverá. Esperar pois para que o bom senso prevaleça e as obras tão aguardadas se iniciem o mais breve possível. É o desejo de todos!