+

Homem é condenado por matar o pai com chave de fenda no Norte catarinense

Crime aconteceu em março deste ano

Homem é condenado por matar o pai com chave de fenda no Norte catarinense

Crime aconteceu em março deste ano

Em Garuva, o Tribunal do Júri condenou Eduardo Brandalise, de 26 anos, pela morte do pai, Fabio Brandalise, de 50 anos. O filho, denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), foi sentenciado a 16 anos de reclusão em regime fechado por homicídio duplamente qualificado — motivo fútil e recurso que impossibilitou a defesa da vítima — e a um ano e dois meses de detenção pelo crime conexo de lesão corporal grave.

A denúncia do Promotor de Justiça da Comarca de Garuva relata que o crime aconteceu no dia 8 de março de 2023, próximo das 10h, na Estrada Palmeiras, na localidade de Três Barras, em Garuva. Eduardo matou o pai, que estava em um caminhão Mercedes-Benz/L 1113, com vários golpes de chave de fenda contra seu pai.

O crime, segundo apurado no inquérito policial, foi motivado por desentendimentos entre pai e filho em relação ao caminhão conduzido pelo pai e por um serviço de entrega que o acusado iria fazer com a vítima, que foi realizado por outra pessoa chamada pelo pai.

A instrução processual relata, ainda, que, após o homicídio e no mesmo local do crime, o acusado agrediu uma segunda pessoa com um soco no rosto, causando-lhe lesões corporais graves.

O Promotor de Justiça Marcelo José Zattar Cota, que atuou na sessão do Tribunal do Júri, sustentou diante do Conselho de Sentença que “o crime foi cometido por motivo fútil devido a desentendimentos anteriores entre os dois, bem como recurso que dificultou a defesa da vítima, pois a mesma foi surpreendida quando o réu abriu a porta do caminhão e desferiu os golpes de chave de fenda na região do tórax”.

Na decisão, foi mantida a prisão preventiva de Eduardo. Cabe recurso da sentença, mas o condenado não terá o direito de recorrer em liberdade, pois permaneceu preso durante toda a instrução processual.

O crime

O autor do crime tinha passagens pela polícia por violência doméstica. Segundo a Polícia Civil, Fabio teria sido surpreendido pelo filho, que o perseguiu com um veículo. Eduardo teria colidido com o caminhão do pai após ter bloqueado a passagem.

Fábio ainda conseguiu caminhar cerca de 100 metros, mas mesmo com atendimento médico não resistiu aos ferimentos. Posteriormente, o filho foi até a casa da mãe, onde contou aos familiares que havia tentado matar seu pai.

A Polícia Militar de Garuva foi acionada e realizou a prisão em flagrante do jovem. Segundo a PM, na Delegacia de Polícia de Garuva, o jovem foi preso e confessou o crime, que teria sido motivado após ser bloqueado pelo pai no WhatsApp e por não ter suas ligações atendidas.

Os policiais alegaram que todas as testemunhas foram ouvidas e que relataram que o autor do crime é violento, com diversas passagens anteriores pelos crimes de lesão corporal e ameaça contra sua mãe, avó e ex-esposa. Os familiares viviam com medo do autor, que ameaçava diariamente que mataria todos quando estivessem dormindo.

Leia também:

1. Conheça a família brusquense que descende de um comandante da cavalaria de Napoleão Bonaparte
2. Jovem morre após perder controle de caminhão e tombar na BR-101
3. El Niño mais intenso em sete anos causou chuvas que transbordaram rio de Brusque oito vezes em um mês
4. Identificado adolescente que morreu após ser esfaqueado no peito em Florianópolis
5. Adolescentes tentam fugir de abordagem, mas são apreendidos com drogas no Centro II, em Brusque


Assista agora mesmo!

Festa que celebra orgulho de ser bergamasco mantém tradição viva em Botuverá:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo