Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Lançada em SC a Frente Parlamentar de Combate às Desigualdades Regionais

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Lançada em SC a Frente Parlamentar de Combate às Desigualdades Regionais

Raul Sartori

Riqueza e pobreza
Acaba de ser lançada no Legislativo estadual a Frente Parlamentar de Combate às Desigualdades Regionais. Sim, elas existem em SC, indo do primeiro ao terceiro mundo. Seu coordenador, deputado Valdir Cobalchini (MDB) cita um exemplo de diferença regional flagrante: no município de Entre Rios, no Oeste, 96% da população recebe menos de um salário mínimo. Se junta a 745.279 no resto do estado, das quais 600 mil pessoas socorridas pelo Bolsa Família. Sim, somos uma espécie de Belíndia, nome de um país fictício, ambíguo e contraditório, que resultaria da conjunção da Bélgica e Índia. O termo foi popularizado em 1974 pelo economista brasileiro Edmar Lisboa Bacha, em sua fábula “O Rei da Belíndia”.

Voto separado
Na aprovação, anteontem, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, da admissibilidade da reforma da Previdência, o deputado federal Celso Maldaner (MDB-SC) apresentou voto em separado, por não concordar com pontos do projeto. Vai trabalhar para modificar a idade mínima para a aposentadoria dos agricultores e das mulheres e nas alterações relacionadas ao Benefício de Prestação Continuada. De resto, está de acordo, especialmente quanto ao fim dos privilégios.

Veja também:
Após disputa judicial, Éder Leite inicia transferência de cães para sítio em Botuverá 

Pronto atendimento no bairro Santa Terezinha funcionará de forma semelhante à Policlínica

Moradores de Brusque reclamam de demora nos processos do Lar Legal 

 

Manipulação
Quem fez uma leitura apressada, a partir das manchetes de alguns veículos da mídia impressa nacional, ontem, teve a impressão de que Lula obteve uma grande vitória no Superior Tribunal de Justiça, anteontem, quando conseguiu redução da pena por conta da condenação em relação ao tríplex do Guarujá. Ficou em segundo plano o fato de o mesmo STF ter mantido a posição de que o ex-presidente, presidiário em Curitiba, é mesmo corrupto e lavador de dinheiro.

Pressão
Na primeira audiência pública que debateu o projeto de reforma administrativa, anteontem, na Assembleia Legislativa, uma das presenças ilustres foi a do secretário-geral da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Paulo Roberto Hofmann, que questionou os representantes do Executivo sobre a concessão de bolsas de estudos para universitários, que mesmo prevista nos artigos 170 e 171 da Constituição estadual tem sido desrespeitados acintosamente. O governo atual promete corrigir o descalabro.

Ensino
A Secretaria Estadual de Educação está desenvolvendo um projeto para que o estado tenha meios de avaliar seu ensino, não dispensando os mecanismos já usados pela União, como o Enem. Os exames do Avaliação Santa Catarina abrangerão todas as séries e seus resultados definirão estratégias de aprimoramento. A realidade é que nosso ensino está em queda contínua quanto à qualidade, em todos os níveis e o alarme foi acionado.

Gol contra
Ao ser expulso de jogo de futebol de salão, pelo campeonato municipal de Petrolândia, no Alto Vale do Itajaí, um jogador, ao receber cartão vermelho, empurrou o árbitro e o xingou de “preto ladrão, nego safado e nego vagabundo”. A condenação em 1ª instância foi confirmada pelo TJ-SC anteontem: um ano de reclusão, em regime aberto, pelo crime de injúria racial, e 15 dias de prisão simples por contravenção penal (o empurrão).

Veja também:
Duo brusquense “Capim” lança disco autoral inspirado no Vale do Itajaí

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Apostador de Blumenau acerta os 15 números da Lotofácil

Rodeio
Passou pela Câmara dos Deputados e agora segue para o plenário do Senado projeto estabelecendo 4 de outubro como o Dia Nacional do Rodeio. A data foi a escolhida porque é reconhecida mundialmente como o Dia dos Animais e de São Francisco de Assis, um dos santos mais queridos na comunidade católica e padroeiro dos animais. Calcula-se que ocorrem anualmente mais de 2 mil rodeios por todo o Brasil, com público pagante de 24 milhões, bem acima do futebol.

Honestidade
Merece apoio, por ser uma forma de dar oportunidade a quem trabalha de forma honesta, projeto de lei do deputado estadual Sargento Lima (PSL), que proíbe empresas condenadas em processos criminais relativos a fraudes em concorrências e malversação de recursos públicos, entre outros, de participar de processos licitatórios do poder público estadual.

Arte
Fruto de sua credibilidade, o Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Udesc, em Florianópolis, recebeu a doação de 14 obras do acervo do Instituto Itaú Cultural. Não se trata de algo qualquer. Entre elas há criações assinadas por mestres como, Renina Katz, Cláudio Tozzi e Eduardo Iglesias, que vão para as paredes a partir de maio.