Pronto atendimento no bairro Santa Terezinha funcionará de forma semelhante à Policlínica

Mudança na finalidade da estrutura que abrigaria a UPA 24h foi autorizada pelo Ministério da Saúde

Pronto atendimento no bairro Santa Terezinha funcionará de forma semelhante à Policlínica

Mudança na finalidade da estrutura que abrigaria a UPA 24h foi autorizada pelo Ministério da Saúde

A Prefeitura de Brusque anunciou na terça-feira, 23, que recebeu autorização do Ministério da Saúde para transformar a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), no bairro Santa Terezinha, em um pronto atendimento convencional.

Na prática, a estrutura que está em fase de finalização próximo à Unifebe, prestará um serviço semelhante ao da Policlínica, no Centro.

Veja também:
Após disputa judicial, Éder Leite inicia transferência de cães para sítio em Botuverá 

Moradores de Brusque reclamam de demora nos processos do Lar Legal 

Nova administração quer que Hospital de Guabiruba atenda pelo SUS 

 

De acordo com o vice-prefeito Ari Vequi a ideia é que a estrutura atenda das 13h às 22h as populações dos bairros Santa Terezinha, Santa Rita, Bateas, Steffen, Limeira, Nova Brasília, Volta Grande, Bateas, entre outros.

“Nesse pronto atendimento a pessoa chega e é atendida, sem marcar consulta. Essa é a nossa maior necessidade hoje”, diz.

Vequi explica que a prefeitura não teria condições de manter uma UPA 24 horas, por isso, foi atrás do Ministério da Saúde para remodelar a finalidade da estrutura, que está sendo construída desde 2012.

“A prefeitura mantém convênio com o Hospital Azambuja, em torno de R$ 680 mil mensais, também temos convênio com Hospital Dom Joaquim. Se tivéssemos mantido a UPA 24 horas, teríamos que investir na faixa de R$ 700 mil mensais, o que reduziria os recursos para os nossos hospitais”.

Além de realizar consultas sem agendamento, o pronto atendimento do bairro Santa Terezinha será remodelado para poder abrigar consultórios de especialidades. “São 1,6 mil m², então o espaço onde seria destinado para as internações na UPA poderá ser utilizado para as especialidades. Ali na Policlínica já não temos espaço para expandir, então as especialidades com mais demandas também estarão na Santa Terezinha, além de outras novas”.

Veja também:
Duo brusquense “Capim” lança disco autoral inspirado no Vale do Itajaí

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Apostador de Blumenau acerta os 15 números da Lotofácil

De acordo com o vice-prefeito, assim que Andrea Volkmann, diretora do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), que integra a comitiva que está em Brasília, retornar a Brusque, será iniciada a remodelação do prédio da antiga UPA. “Abriu-se a possibilidade de os prédios serem adequados, então temos mais nove meses para fazer a readequação dessa parte que não será usada no pronto atendimento”.

A intenção do governo é abrir o pronto atendimento o mais rápido possível. Já a área das especialidades, até o início do próximo ano. “Hoje fazemos mais de 150 atendimentos por dia na Policlínica, então com mais essa estrutura, além do pronto-socorro do Hospital Dom Joaquim, vamos desafogar muito a porta do Azambuja”.

O vice-prefeito destaca ainda que o projeto do governo é que, futuramente, o bairro Águas Claras conte com uma estrutura semelhante à que será aberta no bairro Santa Terezinha.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo