“Nômade”, pessoa que não tem habitação fixa; itinerante. Os nômades são do tipo caçador-coletores, ou seja, vivem da caça, pesca e da coleta de alimentos. Quando há necessidade, deslocam-se para procurar melhores.

A expressão “nômade + digital” é usada para descrever um novo tipo de profissional, que já não precisa estar em uma empresa, escritório, para exercer seu trabalho. Ele pode trabalhar de qualquer lugar, desde que haja conexão com a internet, e está em constante movimento pelo mundo oferecendo seus serviços online. Não é simplesmente “largar tudo e ir viajar o mundo”, muito pelo contrário. Deverá ter muito planejamento, desapego, disciplina, saber lidar com contratempos, enfim algo bastante diferente da vida “estável” do escritório.

Foto: Site Rio Quente Resorts

“Gostamos de dinheiro, mas não queremos viver em função disso. Sentimos a necessidade de começar um novo ciclo em nossas vidas, talvez com menos dinheiro e mais insegurança, porém com mais vida! ” – Leonardo Spencer, autor do blog Viajo Logo Existo

Uma das imagens que logo vêm à mente é da pessoa trabalhando com o notebook na praia, pode ter certeza que não é sempre assim.

Foto: site Zup

Dependendo da sua profissão é melhor escolher um lugar calmo para se concentrar, ou até mesmo para uma chamada de vídeo não ter ninguém passando atrás, ou em alguma reunião ouvindo os assuntos abordados. Assim os locais escolhidos são geralmente cafés, restaurantes, quartos de hotel ou aluguel de temporada, bibliotecas, locais com a infraestrutura adequada para isso.

Bali, Indonésia escritórios coworking com vistas privilegiadas. Foto Site Hubud

No Brasil, as cidades de São Paulo e Florianópolis são bons exemplos de cidades que os nômades digitais gostam. Pelo mundo, San Diego, nos Estados Unidos; Chiang Mei, na Tailândia também são muito citados.

– Trabalhar de qualquer lugar, desde que tenha internet;

– Trabalhar a qualquer hora;

– Buscar a satisfação pessoal, ter liberdade para trabalhar com o que gosta;

– Desenvolver sua criatividade, conhecer novas culturas, pessoas (network).

Foto: site Remessa Online

-Autodisciplina, organização, não procrastinar;

-Saber separar trabalho de diversão;

-Instabilidade de renda, saber gerenciar seu dinheiro;

-Moradia, planejamento é a palavra chave do nômade digital, antecipar qual o próximo local que vai morar.

O ponto principal será sempre a questão financeira, para quem tem uma boa quantia guardada, ou ainda for vender caso tenha um carro, casa e outras coisas para aumentar o caixa e assim começar uma renda com os rendimentos. Isso somado a sua profissão. “Não precisa ser milionário, basta ter foco. ” – Bruna Caricati, jornalista e nômade digital.

Com o avanço da tecnologia, a maioria das barreiras do mundo físico podem ser superadas. Alguns exemplos.

Produtor de conteúdo

Precisa saber escrever bem, conhecer ou estudar o nicho de atuação. Pode ser em blogs, jornais e revistas, e-books ou mesmo posts em redes sociais.

Foto: Site Matheus de Souza

Editor de vídeos

Mercado em crescimento devido às mídias sociais, YouTube, podcasts entre outros. Editar vídeos interessantes e visualmente atraentes para o mercado.

Fotógrafo

Pode ser fotos de turistas ou ainda vender suas fotos das paisagens do lugar em que está visitando. Fotógrafos de moda também são bastante requisitados.

“Minha paixão por viagens e fotografia fez com que as fotos da Ásia acontecessem. ” – Etienne Bossot, blogueiro e fotógrafo freelancer

Foto: Blog Eduardo e Mônica

Designer ou ilustrador

A busca de inspiração para criar vai ser incrível. Estampas, ilustrações, material de venda, banners etc.

“A possibilidade de trabalhar de qualquer lugar (conectado à internet) na terra me dá um senso de liberdade. Eu aprendi muito. Minha mente se tornou mais aberta. ” – Aga Karmole, designer freelancer

Professor, consultor

Oferecer aulas sobre assuntos que você entende, por exemplo, aulas de idiomas. Dar consultoria financeira para pequenas empresas.

Foto: Site Eurodicas

E aí, o que achou? Você acha que seria um bom nômade digital? Ou prefere ficar do jeito que está, e ir viajar por alguns dias por ano já está ótimo?! Tem opções para todos os gostos.