Começou a funcionar no dia de ontem, segunda-feira,23, minha mais nova estação meteorológica, a de número 6, sendo que o a região escolhida foi Ourinhos, interior do município de Botuverá.
Seguindo as regras oficiais, os sensores de medição deste equipamento estão fixados em um local considerado “neutro”, sobre um gramado, a uma altura de 1m50cm, longe de paredes, asfalto, concreto, pois tudo isso pode interferir nos resultados, principalmente nas temperaturas, incrementando assim, os valores máximos.
Esta estação tem condições de coletar dados de temperaturas, volumes de chuva, direção e velocidade do vento, pressão atmosférica, umidade do ar, ponto de orvalho, sendo que todas estas informações podem ser acompanhadas em tempo real via Site Wundergroud, em qualquer parte do planeta e em qualquer horário. Vale observar que os dados ainda não estão disponíveis via Internet, pois necessita de alguns ajustes finais de configuração.
De fundamental importância para Brusque, num eventual cenário de enchente, podemos assim acompanhar os volumes de chuva naquele local, onde se encontram vários afluentes do nosso Rio Itajaí Mirim.
Quero aqui agradecer aos amigos que me ajudaram a tornar este meu projeto em realidade: Casal Jair Barni e esposa Luciana, proprietários da residência que gentilmente cederam o espaço, bem como também ao amigo Fernando Dobner Keiser, quem tratou da aquisição da estação no mercado exterior.
Abaixo temos algumas imagens do local, em Ourinhos: