Dando prosseguimento a expansão de minha rede de estações, me desloquei neste sábado,05, até a localidade de “Fazenda Rio Bonito”, em Vidal Ramos, onde instalei minha mais nova estação meteorológica, a de nº 9. Um local escolhido “a dedo” por mim, pois é lá que se situam as cabeceiras do nosso Itajaí Mirim, muito importante o monitoramento portanto, visto que todas as informações registradas por este equipamento, como valores de temperatura, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica, umidade do ar, ponto de orvalho e principalmente pra nós brusquenses, dados dos volumes de chuva, são transferidos para o site Wunderground, estando à disposição para consulta, 24h por dia, sempre com dados fornecidos em tempo real. Qualquer pessoa, em qualquer parte do planeta pode ter o acesso. Segue o link: https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=ISCVARGE2#history

Cenário bucólico marca o entorno da estação.

Num eventual cenário de cheias do Itajaí Mirim, esta estação será uma ferramenta fundamental para a Defesa Civil de Brusque que poderá então, contar com mais esta opção de consulta, podendo prever com antecedência, uma projeção mais realista de nível do nosso rio aqui em nosso município.

Itajaí Mirim, ainda “pequeno” em suas cabeceiras!

Agradecimentos aos proprietários, que gentilmente cederam o espaço em sua propriedade e não hesitaram em colaborar para o bem de toda uma população, o casal José e Ivonete Pereira. Pessoas assim, merecem o meu crédito e respeito!

Junto com D. Ivonete e Sr. José Pereira, proprietários do terreno cedido para a instalação da estação.

Quero também destacar aqui, que todos os custos para a compra de equipamentos e manutenção dos mesmos, partem do meu bolso, não tendo nenhum retorno financeiro com isso. Trata-se de um “hobby” classificado por muitos como trabalho voluntário. Mas como tudo gera custos, e esta rede não foge à regra, principalmente por envolver diretamente um conjunto eletrônico, temo pelo futuro deste então “trabalho”, que poderá sair de cena por eu não conseguir mais arcar com os custos. O futuro dirá!