Com o objetivo de valorizar e promover a cultura brusquense, foi lançado ontem, 11, a exposição e catálogo “Modateca: Coleção Lya Vianna Hoffmann” organizada pelo curso de Design de Moda da UNIFEBE.
O evento faz parte V Seminário Temático de Design de Moda e terá início às das 19h na Casa de Brusque e é aberto ao público. A exposição conta com peças de vestuário e decoração do acervo pessoal de Lya, que vão desde os anos de 1950 até 1980.
Durante o evento também foi lançada a nova edição da Revista Notícias de Vicente Só, organizada pelo Conselho editorial da Casa de Brusque e o lançamento do primeiro passeio ciclístico e piquenique temático de época “Bikenic Retrô”, que será realizado no dia 20 de novembro.
Lya Vianna Hoffmann
Filha de Noêmia Lopes Vianna e de Ruy Souza Vianna, Lya Vianna Hoffmann, nasceu em Florianópolis no dia 14 de outubro de 1930. Na capital, iniciou seus estudos no Colégio Coração de Jesus, fez ginásio e concluiu o curso técnico de Contabilidade, na Escola Técnica de Comércio de Santa Catarina.
Na década de 1950, casou-se com Germano Hoffmann e foi morar em Brusque. Esposa, mãe de sete filhos e muito alegre, com hábitos e costumes peculiares. Em Brusque, fez muitas amigas e contribuiu para a História da Moda da cidade.
Lya faleceu em 1985, e, após trinta anos de sua partida, a família doou seu acervo de roupas, calçados e acessórios para o curso de Design de Moda da Unifebe, iniciando assim a Modateca. Hoje, suas roupas contribuem para o processo de ensino-aprendizagem.
O acervo traz técnicas de costura, modelagens e design de superfície diferenciadas, seja a partir de algumas marcas históricas, ou de roupas confeccionadas na própria cidade, pela exímia costureira, Sra. Josefina Gevaerd.
Confira quem passou pela abertura, nas fotos de Suellen Pereira / Unifebe: