Já tenho percebido há tempos a necessidade das crianças se conectarem com o processo e o valor das coisas. A fruta que comemos, já foi mudinha e antes disso era semente. Houve esse amadurecimento até podermos saborear uma deliciosa manga! No mundo que vivemos onde nós adultos também queremos o imediato, o rápido, o mais veloz – também ficamos desconectados do valor da construção de algo.

No calendário cristão nos aproximamos do Advento – que significa “chegada”, a espera com alegria e esperança para um grande dia que irá chegar. Os lugares começam a ficar iluminados e arrumados – é assim que nos organizamos para esta festa. E nosso lugar interno? Qual intenção dentro de nós há nesta espera? Com o convite tão comercial desta data é muito comum substituirmos a espera boa pela pressa e o consumo desenfreado.

Para as crianças fica ainda mais sensível compreender o tumulto destes dias de final de ano. Por isso a proposta é trazermos a intenção desta Espera até a data do Natal para nossa casa, e em especial, para nossas crianças. Convidá-las a viver o processo e perceber os detalhes que são tão valiosos.

E não é preciso ser cristão para sair da bolha da correria de final de ano e se conectar com o prazer e emoção de poder viver momentos com os seus familiares! Por isso, para ilustrar de forma lúdica e prazerosa esta espera, te convido a conhecer o Calendário do Advento para crianças.

O calendário é interessante porque é muito visual e pode ser montando em conjunto com as crianças. Há diversas formas de fazer: como o Advento inicia no quarto domingo que precede o Natal, é possível para os menores fazer um calendário reduzido contando por exemplo, os domingos até o grande dia.

Neste calendário podemos experimentar e sermos criativos com a essência do que queremos transmitir e ensiná-los, colocando atividades para cada dia ou para cada domingo!

Algumas sugestões:

  • Montar a árvore de Natal em família
  • Escolher um brinquedo para doar
  • Ouvir uma história de Natal
  • Perguntar aos pais como era o Natal quando eles eram crianças
  • Aprender uma música natalina
  • Fazer uma decoração para a casa
  • Fazer um presente para um amigo especial
  • Ler uma história sobre esta época

Enfim, são formas de mostrar para as crianças e para os adultos também que essa espera não é de ansiedade e pressa e sim gostosa de ir plantando e regando até o dia de finalmente colher!

Claudia Sandri – psicóloga