O mês de julho de 2013 entrou para a história por causa da neve que caiu com intensidade em diversos pontos de Santa Catarina. Estima-se que o fenômeno raro tenha atingido mais de 100 cidades catarinenses entre 22 e 23 de julho, o que representa 1/3 dos municípios do Estado.
Municípios do entorno de Brusque também tiveram a ocorrência deste evento climático extremo. Algumas regiões altas de Guabiruba e Botuverá amanheceram cobertas de neve naquela terça-feira, 23 de julho. Algumas fotos abaixo de Guabiruba:
Um dia antes
Lembro-me bem daquela tarde de segunda-feira,22. Caia uma fina garoa em Brusque. Minha estação fixada no bairro Rio Branco registrava não mais que 8ºC. A previsão então feita pelos meteorologistas apontava para uma forte nevasca no dia seguinte nas regiões serranas do estado onde normalmente se observa este fenômeno nesta época do ano, e eventualmente de forma “BEM ISOLADA E FRACA” em pontos daqui de nossa região.
Pois chegava a noite e o frio aumentava de intensidade. Mal poderia imaginar o que estaria por acontecer logo no início da madrugada seguinte quando então, tínhamos na ocasião, no horário de 0h:55min, temperatura de 0,2ºC e contrariando a tendência do local dito nas previsões, flocos de NEVE começavam a cair em pleno Centro de Brusque. Na área urbana a ocorrência foi bem discreta porém, no entorno de nossa cidade como na área rural e partes mais montanhosas, a terça-feira,23, amanheceu “BRANCA’’, com aspecto lembrando um cenário europeu o que despertou a curiosidade de todas as pessoas. Um dia para ficar para a história no Vale do Itajaí como também para o estado. Aquele Julho/2013 teve uma “MÉDIA MENSAL’’ de temperatura que ficou em apenas 16,3ºC no meu local de aferição.
Apesar do momento ter sido excepcional, esta temperatura de 0,2 ºC em Brusque naquela ocasião não foi o valor mais baixo por mim já registrado. Tivemos no amanhecer de 14 de julho do ano de 2000, valor mínimo de -3 ºC, sem neve, apenas geada forte, recorde até o momento em minhas aferições!