Obras no Centro de Inovação em Brusque continuam paradas

Policiais militares na reserva devem fazer a segurança no local 24 horas por dia

Obras no Centro de Inovação em Brusque continuam paradas

Policiais militares na reserva devem fazer a segurança no local 24 horas por dia

As obras no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) em Brusque ainda estão paradas. De acordo com o presidente do comitê de implantação, Günther Lother Pertschy, o processo teve continuidade nesta semana após o contrato entre o estado e a Esphera Sul, empresa que era responsável pelas obras, ser judicialmente encerrado.

Após a rescisão contratual, Günther explica que ainda deve ocorrer uma perícia judicial para conferir os valores relacionados ao contrato com a empresa. A licitação para uma nova empresa assumir as obras deve acontecer ainda esse ano.

Contudo, a expectativa para o fim das obras é para além do fim deste ano. “Com tudo o que tem pra fazer, vai ultrapassar o fim do ano. Estamos cansados de promessas, só de aditivos tivemos cinco de alterações de prazo, isso demonstra que teremos mais aditivos”, aponta.

Outra novidade, segundo ele, foi a aprovação de segurança física do local por policiais militares na reserva 24 horas por dia. Ele explica que o estado providenciou a segurança, que deve iniciar nesta semana.

A construção do prédio no bairro Limoeiro, que começou em 2017 e tinha previsão para ser finalizada em 2018, não foi concluída ainda porque o governo do estado rompeu o contrato com a Esphera Sul.

A Esphera Sul havia paralisado os trabalhos em 2020 alegando dificuldades para continuar os trabalhos, mesmo com os pagamentos do governo do estado em dia.

Bárbara Sales/Arquivo O Município

Como estão as obras

Günther conta que um relatório de maio de 2020 apontou que a obra estava 92% concluída. Mas, após ficar paralisada, a obra sofreu deterioração e essa porcentagem pode ter diminuído.

“Qualquer obra parada ocorre um processo de deterioração, tendo que reinvestir. Várias situações estão iniciadas e não concluídas, o estado de paralisação traz prejuízo. Então, temos essa intenção de retomar o mais rápido possível”, conta.

Ele detalha que dentro da estrutura tem elevadores, ar condicionados, banheiros com vasos sanitários, torneiras e estruturas metálicas, que podem ter deteriorado, além de vidros que quebraram. “A gente fica chateado em ver esse tipo de situação”, completa.

Entretanto, Günther conta que o clima não causa grandes problemas por conta da obra estar coberta. “Mas a gente sabe que o acabamento interno é complexo no período de conclusão. O levantar é o mais tranquilo”, diz.

Centro de Inovação

O Centro de Inovação e Tecnologia de Brusque é nomeado de 408lab. Por ainda não ter sede própria, o Centro Universitário de Brusque (Unifebe) é parceira e cede o espaço.

Várias cidades em Santa Catarina inauguraram CITs nos últimos anos, por meio de um programa estadual para o fomento da inovação, mas o 408lab ainda engloba outras cidades: Botuverá, Canelinha, Guabiruba, Major Gercino, Nova Trento, São João Batista e Tijucas.

Leia também:
Inovação aberta: como novas soluções tecnológicas são desenvolvidas de forma colaborativa em Brusque

No que se trata em manutenção, após as obras estarem concluídas, Günther ressalta que o CIT tem um plano de ocupação, um plano de receita e tem organizadas as formas de atuação do edifício em relação à inovação. Isso tudo alinhado ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal de Brusque (Pedem) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Mas também não desconsideramos a nossa economia, a área têxtil e varejo. A inovação tem um oceano de oportunidades. Estamos tentando contemplar as mais efetivas num primeiro momento e gradativamente ampliando a atuação”, finaliza.

Em Brusque o centro vai ser especializado em:

Indústria da moda;
Varejo e experiência de consumo;
Manufatura e Automação Industrial;
Saúde e Qualidade de vida;
Educação e Escolarização;
Mobilidade, Transporte e Clima.

Histórico

Em fevereiro, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) informou ao jornal O Município que as obras do espaço estavam 98% concluídas e que o momento era da rescisão contratual com a empresa executora. Posteriormente, seria feita a licitação para a contratação de nova empresa para finalizar a obra.

Em março, durante reunião com o prefeito de Brusque, Ari Vequi, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano José Buligon, prometeu que o Centro de Inovação seria inaugurado ainda em 2021. Durante visita no espaço, em abril, o secretário afirmou compromisso com a inauguração neste ano.

Entretanto, durante uma visita a Brusque em julho, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen, afirmou que ainda não existe previsão para a finalização das obras do Centro de Inovação.

Em passagem pela cidade no fim de julho, o deputado estadual Bruno Souza (Novo) colocou uma placa de “Atrasômetro” no local.

Bruno Souza/Divulgação

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo