Você está na praia em um belo dia ensolarado, e percebe que esqueceu seus óculos escuros. A luz do sol direta, adicionada à refletida na areia e na água, incomoda demais. Neste momento, passa em sua frente um vendedor ambulante, com um painel repleto de óculos escuros. Sem hesitar, você compra o par de óculos mais bonitos, e aparentemente está tudo resolvido.

O que parecia ser a “salvação” para seus olhos pode, muitas vezes, ser uma grande armadilha! Embora as lentes escuras dêem conforto, elas poderão aumentar o dano aos olhos caso não possuam filtro UVB e UVA. É mais perigoso usar óculos escuros sem filtro solar do que estar ao sol sem óculos nenhum!

Como pode isso acontecer? Entenda: com lentes escuras, as pupilas dos olhos (as famosas “meninas dos olhos”) ficam mais dilatadas. Com as pupilas dilatadas, uma maior quantidade de luz penetra dentro dos olhos. Caso essa luz não tenha passado por filtros UVA e UVB, o olho estará mais susceptível aos danos dos raios solares – predispondo a doenças como catarata, pterígio, doenças da retina, entre outras. Por isso, é essencial que as lentes solares tenham filtro 100% UVB e UVA. Essa proteção normalmente está ausente em óculos falsificados ou de procedência duvidosa.

Em resposta à pergunta tão frequente no consultório: independente do local em que você for comprar seus óculos, tenha CERTEZA e garantia de que eles possuam filtro UVA e UVB! Cuide-se bem e aproveite o sol com conforto e segurança!


Maiara Dalcegio Favretto
– Oftalmologista