Onyx Lorenzoni diz que Bolsonaro analisará propostas da reforma da Previdência na próxima semana
Principal tema do novo governo até o momento, a reforma da Previdência voltou a ser discutida nesta semana. O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse, na terça-feira, 8, que o presidente Jair Bolsonaro analisará as propostas na semana que vem, antes de partir para o Fórum Econômico Mundial, na Suíça, no dia 22. Será a primeira viagem dele como chefe de Estado.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo ainda faz simulações sobre o impacto da reforma. Mas o economista já dá indicativos de que existe intenção de implantar no Brasil um modelo de capitalização individual. Neste tipo de Previdência, cada trabalhador faz uma poupança própria enquanto trabalha para ter a sua aposentadoria.
Guedes afirmou que as mudanças são urgentes e necessárias. “O sistema antigo, da forma como está, está condenado. Estamos tentando salvar as futuras gerações”, disse. “O sistema de capitalização que estamos desenhando é mais robusto, é mais difícil, o custo de transição é mais alto, mas estamos trabalhando para as futuras gerações”, disse Guedes.
Na cerimônia de transmissão de cargo do Comando da Marinha realizada ontem, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, ressaltou que a reforma da Previdência deve avaliar regras diferenciadas para militares. A solenidade, no Clube Naval de Brasília, contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, que chegou ao local a bordo da lancha Amazônia. Seguindo o protocolo, ele não discursou.
Veja também:
“Nossa prioridade em 2019 será a saúde”, diz prefeito em exercício de Brusque
Motoristas serão indenizados após baterem por causa de buraco na rua, em Brusque
Juíza nega direito de resposta a Luciano Hang por matéria publicada pelo jornal O Globo