Padre de Brusque que ajudou na vinda do Papa ao Brasil relembra ensinamentos de Francisco

Anísio José Schwirkowski esteve com o Papa quatro vezes e diz que os gestos simples dele eram suas características mais marcantes

Padre de Brusque que ajudou na vinda do Papa ao Brasil relembra ensinamentos de Francisco

Anísio José Schwirkowski esteve com o Papa quatro vezes e diz que os gestos simples dele eram suas características mais marcantes

O padre Anísio José Schwirkowski, de Brusque, foi um dos responsáveis pela vinda do Papa Francisco ao Brasil em 2013. A visita aconteceu durante a Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro. Além desse encontro, Anísio também esteve com o papa em outras quatro ocasiões.

Papa Francisco faleceu na segunda-feira, 21, em decorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e insuficiência cardíaca.

O corpo do Papa será levado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro, no Vaticano, na quarta-feira, 23, às 4h (horário de Brasília).

“Papa dos gestos”

As principais características que o padre lembra de Francisco são os seus gestos. Para Anísio, o Papa transmitia sua mensagem não apenas para a Igreja, mas para todo o mundo. Ele diz que cada um dos últimos três Papas tinha suas próprias marcas.

“Nós tínhamos o Papa João Paulo II, que inclusive esteve em Curitiba (PR) e que era o Papa da imagem. Ele esteve em tantos lugares e viajou pelo mundo afora. Também houve o Papa Bento XVI, que foi o Papa mais tímido, mas o Papa da palavra bendita, bem articulada e bem falada. Já o Papa Francisco, nós poderíamos dizer que foi o Papa dos gestos”, diz.

Anísio conta que, logo que o Papa saiu do hospital, levou um buquê de rosas que ganhou de uma mulher até a Basílica de Santa Maria Maior. “Ela sempre mandava esse ramalhete de flores. São gestos simples e, ao mesmo tempo, significativos.”

Ensinamentos e legado do Papa Francisco

Entre esses gestos, o padre destaca um ensinamento do Papa durante o retorno de Francisco a Roma, envolvendo diversas polêmicas da Igreja e do mundo. Ele conta que o Papa disse a seguinte frase: “Quem sou eu para julgar?”. Com esse momento, Anísio viu que ele era alguém que acolhia os outros.

“Ele inclusive disse que a Igreja tem lugar para todos. Francisco foi esse dos gestos, o Papa acolhedor. A humanidade estava com saudades de Francisco de Assis, e Deus mandou Francisco de Roma para todos nós. Que descanse em paz, que Deus o recompense por todo o bem que fez. E, assim como Deus nos surpreendeu com o Papa Francisco, esperamos também uma surpresa boa com o novo sumo pontífice, com o novo Papa.”

“Agradecendo a Deus pela sua vida em missão, pedimos para que ele também continue pastoreando, cuidando do seu povo, nos enviando um bom pastor”, finaliza.

Leia também:

1. Homem é preso após ameaçar ex-companheira por mensagem, em Brusque
2. Partido decide expulsar vice-prefeito de Lages acusado de agredir mulher
3. Da violência doméstica ao botão do pânico: conheça o programa Rede Catarina da PM e os números em Brusque
4. Defesa sólida do Brusque pode ser a melhor arma para a sequência da Série C
5. Nova UBS do Centro: o que diz o laudo solicitado por moradores sobre terreno em Brusque


Assista agora mesmo!

Como o atentado de 11 de setembro quase afetou abertura do Alivia Cuca, famoso bar de Brusque:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo